Use este identificador para citar o ir al link de este elemento: http://hdl.handle.net/1843/LETR-ARVPEL
Tipo: Tese de Doutorado
Título: Wolfgang Iser, leitor da modernidade: interpretação e teoria da literatura
Autor(es): Janine Resende Rocha
primer Tutor: Luis Alberto Ferreira Brandao Santos
primer miembro del tribunal : Georg Otte
Segundo miembro del tribunal: Sergio Alcides Pereira do Amaral
Tercer miembro del tribunal: João Cezar de Castro Rocha
Cuarto miembro del tribunal: Nabil Araújo de Souza
Resumen: Esta tese propõe uma reflexão sobre os conceitos de leitura e de interpretação formulados por Wolfgang Iser em sua teoria. Pretendemos observar como a complexidade desses conceitos engendra, por um lado, metáforas que tentam traduzir uma compreensão dos mesmos e, por outro, uma articulação de definições pertinentes à literatura, ao sentido e à cultura. Pretendemos observar também como o processo iseriano de construção teórica é tributário da leitura que esse autor realiza de obras fundadoras da modernidade literária. Por conseguinte, buscamos analisar a atuação de Iser como leitor à luz da teoria por ele desenvolvida, isto é, por meio de um enfoque que assinala o estatuto dúplice assumido pelo teórico, que se posiciona como sujeito da leitura e, ao mesmo tempo, inscreve-a na constituição de uma teoria da leitura.
Abstract: This dissertation proposes a reflection on the concepts of reading and interpretation proposed by Wolfgang Iser in his theory. We intend to consider how the complexity of these concepts produces, on one hand, metaphors that attempt to translate them into explanations and, on the other hand, an articulation that involves definitions about literature, meaning and culture. We also aim to investigate the way Isers theoretical construction process reveals the authors reading of outstanding works of modern literature. Therefore, we seek to analyze Isers acting as a reader through the concepts that he proposes or, in other terms, to emphasize the dual status assumed by the theoretician, who presents himself as a reader at the same time as he inscribes his readings into his theoretical work.
Asunto: Leitura
Literatura Filosofia
Literatura Estética
Iser, Wolfgang , 1926- Crítica e interpretação
Literatura História e crítica
Leitores Reação crítica
Idioma: Português
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Tipo de acceso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/LETR-ARVPEL
Fecha del documento: 24-mar-2017
Aparece en las colecciones:Teses de Doutorado

archivos asociados a este elemento:
archivo Descripción TamañoFormato 
tese_janine_resende_rocha.pdf1.63 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los elementos en el repositorio están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, salvo cuando es indicado lo contrario.