Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/LETR-AU9LA8
Type: Dissertação de Mestrado
Title: Corpos mal situados: a figura do animal em Desonra e A vida dos animais, de J. M. Coetzee
Authors: Dolores Oliveira de Orange Lins da Fonseca e Silva
First Advisor: Maria Ester Maciel de Oliveira Borges
First Referee: Sabrina Sedlmayer Pinto
Second Referee: Gustavo Silveira Ribeiro
Abstract: Esta dissertação propõe uma leitura da figura do animal nos livros Desonra (1999) e A vida dos animais (1999), de J. M. Coetzee. O trabalho busca investigar como Coetzee problematiza as fronteiras de identificação e o entrecruzamento entre o homem e o animal, ao tomar os viventes não humanos como sujeitos, sem reduzi-los a esquemas antropomórficos. A pesquisa acompanha o processo de animalização enfrentado pelo protagonista de Desonra, que, após uma série de acontecimentos desestabilizadores, experimenta o sentimento de privação e de empobrecimento próprios aos viventes não humanos. Buscamos analisar também como Elizabeth Costello, personagem principal em A vida dos animais, após confrontar sistemas dogmáticos como a soberania da razão humana ou a normalidade da violência perpetrada contra os viventes não humanos, aproxima o homem dos demais seres vivos, num esforço para reconciliá-los através da experiência, do corpo e da poesia. Por fim, este estudo tenta avaliar a maneira pela qual Coetzee confere à poesia a capacidade de elaborar um tipo de saber alternativo sobre os animais, oferecendo-a como uma espécie de experiência primitiva. Exploramos mais a fundo esse caminho de valorização de uma poesia que, mesmo sendo sobre o animal, não se limita às simples metáforas e imitações. Uma poesia que carrega consigo uma experiência não calcada em abstrações e premissas, mas sim no incentivo à sensação quase corpórea de aliança, de comunicação transversal e de pacto entre o homem e os demais viventes.
Abstract: This thesis puts forth a reading of the animal figure in J. M. Coetzees Disgrace (1999) and The lives of animals (1999). The work pursues an investigation on how Coetzee challenges the frontiers of identity, and the intertwining of human and animals, as he writes non-human animals as subjects, without restraining them to anthropomorphic schemes. The research follows the process of animalization faced by Disgraces protagonist, who, after a series of destabilizing events, experiences a feeling of deprivation and impoverishment typical of non-human animals. It also seeks to understand how Elizabeth Costello, the main character of The lives of animals, after confronting dogmatic systems like the sovereignty of human reasoning or the normality of the violence perpetrated against non-human beings, brings closer both man and other living beings, in an effort to reconcile them through experience, the body, and poetry. Finally, this study attempts to evaluate the manner in which Coetzee endows poetry with the capacity of elaborate an alternative source of knowledge about animals, offering it as a kind of primitive experience. The work also explores this path of a valorization of a poetry that, although about the animal, is not limited to mere metaphors and imitations. A poetry that wields an experience grounded not on abstractions and premises, but on the encouragement of an almost physical, bodily, sensation of connection, of transversal communication, and of an agreement between man and other living beings.
Subject: Ficção sul-africana (Inglês) História e crítica
Coetzee, J M , 1940- Desonra Crítica e interpretação
Animais na literatura
Poesia
Coetzee, J M , 1940- Vida dos animais Crítica e interpretação
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/LETR-AU9LA8
Issue Date: 6-Jul-2016
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
disserta__o_dolores_orange.pdf1.19 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.