Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/LETR-AUPEF8
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Claudia Campos Soarespt_BR
dc.contributor.referee1Marcia Regina Jaschke Machadopt_BR
dc.contributor.referee2Murilo Marcondes de Mourapt_BR
dc.creatorAna Danielle Lemes Mayerpt_BR
dc.date.accessioned2019-08-14T06:50:09Z-
dc.date.available2019-08-14T06:50:09Z-
dc.date.issued2017-10-31pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/LETR-AUPEF8-
dc.description.abstractThis dissertation proposes a reading of "Nenhum, nenhuma" and "O espelho"short stories present in Guimarães Rosas book Primeiras Estórias. Both stories are inserted in the context of modernity in order to carry out the analysis, which has as its main theme the crisis of the subject. This research discusses how the notion that the subject is, in fact, fragmented is built in both narratives, as well as the pursuit and the impossibility to attribute meaning to the "self". In "Nenhum, nenhuma"if one consider the importance of the past to the constitution of the subjectthe impossibility of reconstituting the self through memory ends up in an identity crisis, marked in the story by the constant oscillation of the narrative focus and by the interrogation about the "self" presented in the narrative. Meanwhile, in the short story "O espelho", the identity crisis begins when the narrator-character, in front of a mirror, sees, instead of his reflection, the image of a monster, which he perceives to be himself. Recognizing, then, the existence of a "self" that hides behind the appearances, the narrator proposes to perform an "experiment", seeking, thus, to reach this hidden part of himself.pt_BR
dc.description.resumoNeste trabalho é propostauma leitura dos contos Nenhum, nenhuma e O espelho, presentes no livro Primeiras Estórias,de Guimarães Rosa. As duas estóriassão analisadasinserindo-as no contexto da modernidade, tendo como tema principal a crise do sujeito. É abordada como se dá,nas duas narrativas,a noção de que o sujeito é, na verdade, fragmentado,e também a busca e a impossibilidade de atribuir sentido ao eu. No conto Nenhum, nenhuma, considerandoa importância do passado para a constituição do sujeito, a impossibilidade de reconstituí-lo por meio da memória acaba resultando em uma crise de identidade, marcada no conto pela oscilação constante do foco narrativo e pela interrogação acerca do eu que se apresenta na narrativa. Já no conto O espelho, a crise de identidade se inicia quando o narrador-personagem, diante de um espelho, vê, no lugar de seu reflexo, a imagem de uma espécie de monstro, que ele percebe se tratar dele mesmo. Reconhecendo, então, a existência de um eu que se esconde por detrás das aparências, o narrador se propõe a realizar um experimento, buscando, assim, alcançar essa parte oculta de si.pt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectmodernidadept_BR
dc.subjectcrise de identidadept_BR
dc.subjectGuimarães Rosapt_BR
dc.subjectindeterminaçãopt_BR
dc.subjectnenhumpt_BR
dc.subjectnenhumapt_BR
dc.subjectO espelhopt_BR
dc.subject.otherRosa, João Guimarães , 1908-1967 Primeiras histórias Critica e interpretaçãopt_BR
dc.subject.otherIdentidade (Psicologia) na literaturapt_BR
dc.subject.otherContos brasileiros História e críticapt_BR
dc.titleA crise do sujeito: aspectos da modernidade em dois contos Primeiras estórias, de Guimarães Rosapt_BR
dc.typeDissertação de Mestradopt_BR
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
disserta__o_anadaniellemayer.pdf1.25 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.