Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/LETR-AXYFWN
Tipo: Dissertação de Mestrado
Título: A construção do aluno-autor dos licenciados em Educação do campo no Congresso Nacional Universidade, EAD e Software Livre
Autor(es): Thalita Santos Felicio de Almeida
Primeiro Orientador: Ana Cristina Fricke Matte
Primeiro membro da banca : Daniervelin Renata Marques Pereira
Segundo membro da banca: Adelma Lúcia de Oliveira Silva Araújo
Resumo: Esta pesquisa investiga, a partir de uma análise interpretativa com uso de conceitos da semiótica greimasiana, as diferenças e semelhanças entre o sujeito-autor construído no artigo produzido para o Congresso Nacional Universidade EAD e Software Livre -UEADSL e aquele construído durante a interação no blog considerando-se que o primeiro é um sujeito resultado de um trabalho colaborativo entre aluno e professor e o segundo, apesar de também ser resultado desse trabalho colaborativo, é a voz de um sujeito individualizado. Tem como objeto sete artigos de uma turma de Licenciatura em Educação do campo, da UFVJM, cujos estudantes, por iniciativa do professor, apresentaram esses trabalhos no UEADSL, promovido com fins didáticos pelo grupo de pesquisa Texto Livre, da UFMG. Também fazem parte desse corpusos comentários trocados entre autores e público durante o evento e os minicurrículos de cada autor. Dentre os fatos mais importantes notados, estão: o empoderamento do sujeito-autor construído ao longo do artigoe do construído na interação no blog; a oposição enfraquecimento x empoderamento presente nos artigos e comentários; a oscilação entre a postura acadêmica e a não acadêmica figurando nos artigos e comentários. Os contextos campo e universidade refletiram diretamente nos sujeitos envolvidos, sob o viés dos autores, transformando a visão, a formação e a atribuição do statusde autores, de universitários empoderados e autônomos, responsáveis pelo curso da própria trajetória.
Abstract: This search investigate, starting from a analytic view with concepts of greimasiany semiotic, the differences and similarities between the subject-author constructed in the article produced for Congresso Nacional Universidade EAD e Software Livre-UEADSL and that constructed during interaction in the blog, whereas the first its a result subject of a cooperative work between student and teacher,and the second, although it is also result of this cooperative work, is a voice of a individual subject. Have as object seven articles of a class of graduation in educational field, whose, at the teacher's initiative, presented this works in the UEADSL, promoted with didactic purposes for the group of searches Texto Livre, by UFMG. Also make part of this corpus the comments exchanged between authors and public during the event, and the mini-curricula of each author. Among the most important facts noticed were: empowerment of the subject-author built along this article and the interaction in the blog; the opposition between weakening x empowerment present in the articles and comments; the oscillation between the academic stance and not academic that appear in articles and comments. The field and university contexts directly reflect in the subject involved in this project, under the bias of authors, transforming the vision, development and assignment of the status of authors, empowered and autonomous university students, responsible for their own trajectory.
Assunto: Semiótica
Professores Formação
Ensino auxiliado por computador
Educação rural Brasil
Letramento digital
Idioma: Português
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/LETR-AXYFWN
Data do documento: 19-Fev-2018
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.