Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/LETR-AXYFWN
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Ana Cristina Fricke Mattept_BR
dc.contributor.referee1Daniervelin Renata Marques Pereirapt_BR
dc.contributor.referee2Adelma Lúcia de Oliveira Silva Araújopt_BR
dc.creatorThalita Santos Felicio de Almeidapt_BR
dc.date.accessioned2019-08-11T18:11:15Z-
dc.date.available2019-08-11T18:11:15Z-
dc.date.issued2018-02-19pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/LETR-AXYFWN-
dc.description.abstractThis search investigate, starting from a analytic view with concepts of greimasiany semiotic, the differences and similarities between the subject-author constructed in the article produced for Congresso Nacional Universidade EAD e Software Livre-UEADSL and that constructed during interaction in the blog, whereas the first its a result subject of a cooperative work between student and teacher,and the second, although it is also result of this cooperative work, is a voice of a individual subject. Have as object seven articles of a class of graduation in educational field, whose, at the teacher's initiative, presented this works in the UEADSL, promoted with didactic purposes for the group of searches Texto Livre, by UFMG. Also make part of this corpus the comments exchanged between authors and public during the event, and the mini-curricula of each author. Among the most important facts noticed were: empowerment of the subject-author built along this article and the interaction in the blog; the opposition between weakening x empowerment present in the articles and comments; the oscillation between the academic stance and not academic that appear in articles and comments. The field and university contexts directly reflect in the subject involved in this project, under the bias of authors, transforming the vision, development and assignment of the status of authors, empowered and autonomous university students, responsible for their own trajectory.pt_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa investiga, a partir de uma análise interpretativa com uso de conceitos da semiótica greimasiana, as diferenças e semelhanças entre o sujeito-autor construído no artigo produzido para o Congresso Nacional Universidade EAD e Software Livre -UEADSL e aquele construído durante a interação no blog considerando-se que o primeiro é um sujeito resultado de um trabalho colaborativo entre aluno e professor e o segundo, apesar de também ser resultado desse trabalho colaborativo, é a voz de um sujeito individualizado. Tem como objeto sete artigos de uma turma de Licenciatura em Educação do campo, da UFVJM, cujos estudantes, por iniciativa do professor, apresentaram esses trabalhos no UEADSL, promovido com fins didáticos pelo grupo de pesquisa Texto Livre, da UFMG. Também fazem parte desse corpusos comentários trocados entre autores e público durante o evento e os minicurrículos de cada autor. Dentre os fatos mais importantes notados, estão: o empoderamento do sujeito-autor construído ao longo do artigoe do construído na interação no blog; a oposição enfraquecimento x empoderamento presente nos artigos e comentários; a oscilação entre a postura acadêmica e a não acadêmica figurando nos artigos e comentários. Os contextos campo e universidade refletiram diretamente nos sujeitos envolvidos, sob o viés dos autores, transformando a visão, a formação e a atribuição do statusde autores, de universitários empoderados e autônomos, responsáveis pelo curso da própria trajetória.pt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEmpoderamentopt_BR
dc.subjectLetramento acadêmicopt_BR
dc.subjectUniversidadept_BR
dc.subjectLicenciatura em educação do campopt_BR
dc.subjectEducação do Campopt_BR
dc.subject.otherSemióticapt_BR
dc.subject.otherProfessores Formaçãopt_BR
dc.subject.otherEnsino auxiliado por computadorpt_BR
dc.subject.otherEducação rural Brasilpt_BR
dc.subject.otherLetramento digitalpt_BR
dc.titleA construção do aluno-autor dos licenciados em Educação do campo no Congresso Nacional Universidade, EAD e Software Livrept_BR
dc.typeDissertação de Mestradopt_BR
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.