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dc.contributor.advisor1Miriam Lucia dos Santos Jorgept_BR
dc.contributor.referee1Andrea Machado de Almeida Mattospt_BR
dc.contributor.referee2Patricia Mara de Carvalho Costa Leitept_BR
dc.creatorMariana Tavares Silvapt_BR
dc.date.accessioned2019-08-13T20:48:41Z-
dc.date.available2019-08-13T20:48:41Z-
dc.date.issued2018-04-26pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/LETR-B7BJ43-
dc.description.abstractThe present work explored possible pedagogical contributions of YouTube in the education for the teaching/learning of foreign languages. The objective was to problematize, explore and understand the possibilities and challenges that YouTube brings to processesof teaching/learning of foreign languages in basic education, as well as the skills that teachers and students need to develop to use YouTube in these processes, thinking in a proposal consistent with contemporary teaching practices and methods, including the audience participation culture of a YouTube channel for foreign language teaching.The methodology, with a qualitative character and theoretical basis, was based on netnography (virtual ethnography) and documentary research to reach the proposed objectives. A survey was applied to generate data to evaluate the use of YouTube among teachers and English students to learn that language. The results of this analysis showed that the use of contemporary teaching approaches using social networks such as YouTube, for example, allows the engagement of informal education, as well as the development of more advanced communication and interpretation skills, favoring the development of student autonomy.pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho explorou as contribuições pedagógicas do YouTube na educação para o ensino/aprendizagem de língua estrangeira. Objetivou-se problematizar, explorar e compreender as possibilidades e desafios que a rede social YouTube apresenta nosprocessos de ensino/aprendizagem de língua estrangeira na educação básica, assim como as habilidades que docentes e discentes precisam desenvolver para utilizar o YouTube nesses processos, pensando em uma proposta coerente com as práticas e métodos contemporâneos de ensino, compreendendo a cultura de participação da audiência deum canal do YouTube voltado para o ensino de língua estrangeira.A metodologia, de cunho qualitativo e fundamentação teórica, incluiu princípios da netnografia (etnografia virtual) e da pesquisa documental para alcançar os objetivos propostos. Foi aplicado um survey para geração de dados, a fim de avaliar o uso da rede social YouTube entre professores e alunos de inglês para aprendizagem dessa língua.Os resultados da análise evidenciaram que a utilização de abordagens contemporâneas de ensino utilizando redes sociais como o YouTube, por exemplo, permite o engajamento do ensino informal, assim como o desenvolvimento de habilidades mais avançadas de comunicação e interpretação, favorecendo o desenvolvimento da autonomia dosestudantes.pt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectNetnografiapt_BR
dc.subjectMultiletramentospt_BR
dc.subjectEnsino de Inglêspt_BR
dc.subjectRedes Sociaispt_BR
dc.subjectYouTubept_BR
dc.subject.otherLíngua inglesa Métodos de ensinopt_BR
dc.subject.otherLíngua inglesa Estudo e ensino Falantes estrangeirospt_BR
dc.subject.otherEnsino auxiliado por computadorpt_BR
dc.subject.otherYouTube (Recurso eletrônico)pt_BR
dc.subject.otherProfessores de inglês Formaçãopt_BR
dc.subject.otherLetramento digitalpt_BR
dc.titleContribuições pedagógicas da rede social youtube para o ensino e a aprendizagem de língua estrangeirapt_BR
dc.typeDissertação de Mestradopt_BR
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