Use este identificador para citar o ir al link de este elemento: http://hdl.handle.net/1843/LETR-B7DLDT
Tipo: Tese de Doutorado
Título: Cada poema já sonha outra forma: Poesia e poética cinematográfica em Carlos de Oliveira e Manuel Gusmão
Autor(es): Patrícia Resende Pereira
primer Tutor: Silvana Maria Pessoa de Oliveira
primer miembro del tribunal : Maria Zilda Ferreira Cury
Segundo miembro del tribunal: Raquel dos Santos Madanelo
Tercer miembro del tribunal: Ida Maria Santos Ferreira Alves
Cuarto miembro del tribunal: Sandro Santos Ornellas
Resumen: Esta tese propõe um estudo da releitura cinematográfica realizada pelo ensaísta e poeta Manuel Gusmão na escrita do roteiro do média-metragem Carlos de Oliveira Sobre o lado esquerdo (2007), dirigido por Margarida Gil. A partir do filme, pode-se perceber que Manuel Gusmão, poeta renomado e acadêmico que estudou por anos os livros de Carlos de Oliveira, expande a obra do poeta da Gândara no cinema. Mas não só, uma vez que é possível verificar, especialmente no livro A terceira mão (2008), uma tentativa de pensar (e solucionar) ali alguns aspectos centrais da poética de Carlos de Oliveira. Para alcançar este objetivo, a pesquisa centra-se no conceito de dialogismo, escolha que se justifica quando se leva em consideração que está presente nas obras poéticas e ensaísticas de Manuel Gusmão, como comprova o título do livro que reúne seus textos acadêmicos, Uma razão dialógica (2011). Acrescenta-se a isso o fato de que a concepção de poesia de Carlos de Oliveira, especialmente quando se tem em mente as reflexões contidas em O aprendiz de feiticeiro (1971), também se concentra em uma discussão dialógica. Importa mencionar que, para a composição do roteiro, Manuel Gusmão propõe uma colagem, recurso utilizado em alguns textos pelo poeta da Gândara. Para tanto, o ensaísta faz de Finisterra: paisagem e povoamento (1978) o cerne para a estrutura fílmica proposta, uma vez que, com o intuito de constituir um fio narrativo, é esta a obra que fornece ao média-metragem seus personagens e conflitos. Esses trechos se unem a outros fragmentos, retirados de outras obras de Carlos de Oliveira. É, então, a partir dessa costura de fragmentos que se tem a possibilidade de uma expansão da obra de Carlos de Oliveira pelas mãos de Manuel Gusmão, de modo que, como nos versos de Lavoisier, de Sobre o lado esquerdo (1968), se coloca em prática a ideia de uma poesia capaz de sonhar outra forma.
Abstract: In this present thesis, it is studied the cinematograph rereading proposed by the critic and poet Manuel Gusmão when writting the script of Carlos de Oliveira Sobre o lado esquerdo (2007), directed by Margarida Gil. It is realized by Manuel Gusmão, a well knowm poet and critic that widely studied the work of Gândaras author, an attempt to expand cinematography and poetically the authors Carlos de Oliveira work. But not only, once its possible to notice, specially on A terceira mão (2008), an attempt of thinking, and sometimes solve some of centrals aspects of Carlos de Oliveiras poetic work. For this purpose, this research concentrates in the concept of dialogism, because is noticeable in the Manuel Gusmãos poetry and academic work, as it proves his books title: Uma razão dialógica (2011). Furthermore, its relevant to know that Carlos de Oliveiras poetry concept also concentrate on dialogism idea, specially on O aprendiz de feiticeiro (1971). Its important to keep in mind that, to write the script, Manuel Gusmão uses the concept of collage, same resource as Carlos de Oliveira to compose some of his texts. For the movies script, Manuel Gusmão proposes a collage with fragments of Carlos de Oliveiras work. For this, the essayist finds in Finisterra: paisagem e povoamento the movies heart, since, in order to constitute a narrative, this is the book that provides the characters. From this union of fragments, weve got the possibility of an expansion of Carlos de Oliveiras work by Manuel Gusmãos hands, in a way, to use the ideia of Lavoisier, from Sobre o lado esquerdo (1968), to put in practice the proposal of: every poem, / in its uncertain / calligraphic profile, / is already dreaming / of another form1 (OLIVEIRA, 2004b, p. 53).
Asunto: Poesia portuguesa Historia e critica
Gusmão, Manuel , 1945- Crítica e interpretação
Cinema e literatura
Oliveira, Carlos de , 1921-1981 Critica e interpretação
Idioma: Português
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Tipo de acceso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/LETR-B7DLDT
Fecha del documento: 21-ago-2018
Aparece en las colecciones:Teses de Doutorado

archivos asociados a este elemento:
archivo Descripción TamañoFormato 
patr_cia_resende_pereira_tese.pdf3.96 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los elementos en el repositorio están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, salvo cuando es indicado lo contrario.