Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/LETR-B7DN9N
Type: | Dissertação de Mestrado |
Title: | Os rastros de uma crítica à modernidade em "O processo", de Franz Kafka: :o mito da justiça e o absurdo na literatura como eco da realidade |
Authors: | Viviane Cristina Bitencourt dos Santos |
First Advisor: | Georg Otte |
First Referee: | Aline Magalhaes Pinto |
Second Referee: | Luciana Villas Bôas |
Abstract: | O processo é considerado uma das obras mais importantes do autor tcheco e judeu Franz Kafka. Por causa do absurdo narrativo, tão comum nos textos kafkianos, o romance aqui analisado dificilmente seria defendido como realista. Apesar disso, é inegável que ele representa uma crítica da modernidade de forma verossímil. Nosso propósito foi pesquisar como essa crítica se materializa e se ela é capaz de conectar a obra à realidade. Baseados nisso, estudamos como o uso de imagens potenciadas, paralisação do tempo e desloucamento (Günther Anders, 2007) contribuíram com o caráter inquietante, hiperbólico e absurdo da escrita kafkiana. Observamos, ainda, como a descrição narrativa dos pormenores colaboraram com os resultados trazidos pela obra e tornaram-na capaz de provocar o efeito de real (Barthes,2004; Rancière,2010). Um dos pontos centrais deste trabalho foi evidenciar a relação entre o romance estudado e a questão da modernidade, como uma forma de mostrar que a trama vivida por Joseph K. pode nos colocar em choque com a realidade. Nesse sentido, avaliamos a obra literária aqui estudada com os conceitos de mito e de esclarecimento, usando como referência principal Dialética do esclarecimento, de Adorno e Horkheimer (2006). Baseando-nos nessas ideias, avaliamos como a personagem kafkiana, reificada, mesmo que em alguns momentos expõe certa vontade de lutar, se anula frente às inexorabilidades de um sistema que a pune sem ela entender o porquê. Além disso, ressaltamos como os absurdos narrados por Kafka muito se aproximam de algumas práticas judiciárias na contemporaneidade, pois o direito, sistema normativo, é um dos elementos da máquina burocrática (Arendt) e, embora busque sempre pelo esclarecimento, não deixa de manter práticas que podem ser consideradas míticas, como defende Rosemiro Leal (2010). Sob essa perspectiva, a figura do acusado já se apresenta em desvantagem, pois ele é submetido ao poder de forças desconhecidas contra as quais não sabe lutar. Para defender que os absurdos kafkianos não são tão absurdos assim, mas têm uma forte ligação com a realidade e pode nos fazer refletir sobre ela, usamos como exemplo alguns casos do sistema penal brasileiro. É importante destacar que O processo, apesar de ter sido escrito há mais de um século atrás, ainda é atual e pode nos alertar sobre questões sociais. |
Abstract: | The Trial is considered one of the greatest work by the Czech and Jewish author Franz Kafka. The novel here analyzed hardly would be defended as realistic because of the absurd narrative so common in Kafkas text. However, it is undeniable that this novel represents a critic to modernity. Our purpose was to research how this critic was materialized, and if it is capable to connect this novel to reality. Based on that, we analyzed how the use of images, time, and changes of perspective (Günther Anders, 2007) contributed to the disturbing nature, hyperbolic and absurd tone of Kafkas writing. We also observed how the description of the details supported to the results brought by the work capable of provoking the reality effect (Barthes,2004; Rancière,2010). One of the central points of this work was to highlight the relationship between the novel studied and the modernity, as a way of showing that the intrigue lived by Joseph K. can put us in clash with the reality. In this sense, we evaluated the literary work studied with the concepts of myth and enlightenment, using as a main reference Dialectic of Enlightenment, by Adorno and Horkheimer (2006). Furthermore, we evaluated how the reified Kafkaesque character negates himself when, without understanding why, is in front of the inexorabilities of the system that punishes him. Besides that, we emphasize how the absurdities narrated by Kafka are very close to some judicial practices in contemporary times: because the law, the normative system is one element of the bureaucratic machine (Arendt) and, although it always searches for enlightenment, it never stopped being mythical, according to Rosemiro Leal (2010). From this perspective, the figure of the accused is already at a disadvantage, because he is subject to the power of unknown forces, which he cannot fight. To defend that, the Kafkaesque is not so absurd like it seems to be, having a relationship with our own reality and making us think about it we used cases of the Brazils penal system for example. It is important to note that The Trial, although written more than a century ago, is still up-to-date and can alert us to social issues. |
Subject: | Mito na literatura Absurdo na literatura Ficção austríaca História e crítica Kafka, Franz , 1883-1924 Processo Crítica e interpretação Modernidade Direito e literatura |
language: | Português |
Publisher: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Publisher Initials: | UFMG |
Rights: | Acesso Aberto |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/LETR-B7DN9N |
Issue Date: | 29-Jun-2018 |
Appears in Collections: | Dissertações de Mestrado |
Files in This Item:
archivo | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
viviane_bitencourt_disserta__o.pdf | 580.36 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los elementos en el repositorio están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, salvo cuando es indicado lo contrario.