Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/LETR-BAERX9
Type: Dissertação de Mestrado
Title: Metáforas de professores de língua portuguesa sobre aprendizagem móvel
Authors: Rafaela de Andrade Paiva
First Advisor: Junia de Carvalho Fidelis Braga
First Co-advisor: Ronaldo Corrêa Gomes Júnior
First Referee: Ronaldo Corrêa Gomes Júnior
Second Referee: Marina Morena dos Santos e Silva
Third Referee: Luciana de Oliveira Silva
Abstract: Para Lakoff e Johnson (1980), o sistema cognitivo dos seres humanos é, na maioria das vezes, metafórico. Para os autores, as metáforas estruturam o nosso pensamento e fazem parte da nossa concepção e definição da realidade. Essa dissertação de mestrado teve como objetivo propor o desenvolvimento de um estudo qualitativo de cunho interpretativista que buscou investigar as metáforas mais recorrentes utilizadas por professores de português para conceptualizar o uso de dispositivos móveis em sala de aula. Os dados da pesquisa foram gerados a partir das respostas obtidas em um questionário inicial e final realizado com professores de Português participantes de uma formação oferecida inteiramente via WhatsApp, denominada Taba Móvel Redigir. Como procedimento metodológico, primeiramente, foram feitas leituras dos questionários, identificação das expressões metafóricas, categorização e agrupamento das metáforas de acordo com sua regularidade de adomínios fonte. Para a análise das metáforas, foi utilizada a Teoria da Metáfora Conceptual (LAKOFF; JOHNSON, 1980; KÖVECSES, 2010) e os Esquemas Imagéticos (LAKOFF; JOHNSON, 1980; KÖVECSES, 2010; GIBBS; COLSTON, 2006). A análise dos dados revela, de maneira geral, a conceptualização da aprendizagem móvel como um desafio, um meio de inserir e aproximar a escola no contexto sociocultural do aluno. Ademais, foi possível perceber certo despreparo do professor para lidar com a tecnologia móvel, sendo necessária a oferta de formação complementar para trabalhar as tecnologias móveis em sala de aula.
Abstract: To Lakoff and Johnson (1980), human beings cognitive system is, in most cases, metaphorical. For those authors, metaphors structure our thoughts and are part of our conception and definition of reality. This master thesis had as a goal to propose the development of a qualitative survey with an interpretative strand, which aimed to investigate the most common metaphors used by Portuguese teacher to conceptualize the use of mobile equipment in the classroom. In this perspective, this researchs data was generated from the answers got through initial and final questionnaires applied to Portuguese teachers who participated in a formation offered entirely by WhatsApp named Taba Móvel Redigir. As a methodological procedure, firstly, we read the questionnaire aiming to the identification of the metaphorical expressions, the categorization and grouping of metaphors according to the regularity. For the analyses of the metaphors, we used the Theory of Conceptual Metaphor (LAKOFF; JOHNSON, 1980; KÖVECSES, 2010) and Image Schemas (LAKOFF; JOHNSON, 1980; KÖVECSES, 2010; GIBBS; COLSTON, 2006). The analysis of the data revealed, in a general way, the conceptualization of mobile learning as a challenge, a way of inserting and approximating the school to the students sociocultural context. Thus, it was possible to notice that the teachers are, somehow, unprepared to deal with mobile technology, being necessary that they get a specialization to work with mobile technology in the classroom.
Subject: Linguística aplicada
Inovações tecnológicas
WhatsApp (Recursos eletrônicos)
Metáfora
Tecnologia educacional
Professores de português Formação
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/LETR-BAERX9
Issue Date: 14-Feb-2019
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
1998m.pdf2.18 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.