Use este identificador para citar o ir al link de este elemento: http://hdl.handle.net/1843/LETR-BAFFDH
Tipo: Tese de Doutorado
Título: Despontar uma linha de fulgor: a cinescritura de Varda à luz da textualidade de Llansol
Autor(es): Carlos Eduardo Batista de Souza
primer Tutor: Lucia Castello Branco
primer miembro del tribunal : Vera Lucia de Carvalho Casa Nova
Segundo miembro del tribunal: Cesar Geraldo Guimaraes
Tercer miembro del tribunal: Paulo Fonseca Andrade
Cuarto miembro del tribunal: Cinara de Araujo Soares
Resumen: O cinema de Agnès Varda, denominado pela autora cinecriture, observado a partir dos operadores teóricos, ou figuras, de Maria Gabriela Llansol, é o interesse que orienta esta leitura, que objetiva perscrutar, no espaço da obra vardiana, a concepção de uma verdadeira ficção, à luz da textualidade figura-chave llansoliana. Com esse intuito, percorrer-se-ão quatro filmes de Agnès Varda: Cléo de 5 às 7 (1962); Ulisses (1984); Os catadores e eu (2000); e, realizado em colaboração com o artista urbano JR, Visages Villages (2017). A relação entre desejo e escritura em Roland Barthes; a concepção de afeto desenvolvida por Espinosa, através da leitura de Gilles Deleuze; a noção de letra em Lacan, conforme trabalhada por Lucia Castello Branco; e, também, a questão da transparência das imagens, encontrada em Francis Wolff, amplificadas pelo pensamento llansoliano, são as bases teóricas deste trabalho.
Abstract: The cinema of Agns Varda, called by the author Cinecriture, observed from the theoretical operators or figures of Maria Gabriela Llansol, is the purpose that guides this reading, which aims to peer, in the space of the Vardian work, the conception of 'a true Fiction 'In the light of the textuality -Llansolian key figure. For this purpose, we will see three films of Agns Varda: Cléo from 5 to 7 (1962); The Gleaners and I (2000); and, conducted in collaboration with JR, Faces Places (2017). The connection between desire and scripture in Roland Barthes; the conception of affect developed by Espinosa, through the reading of Gilles Deleuze; the notion of letter in Lacan, as worked out by Lucia Castello Branco; and, also, the question of the transparency of images, found in Francis Wolff, amplified by the Llansolian thought, are the theoretical bases of this work.
Asunto: Literatura e psicanálise
Cinema Estética
Varda, Agnès, 928- Crítica e interpretação
Documentário (Cinema)
Literatura stética
Llansol, Maria Gabriela, 1931-2008 Crítica e interpretação
Discursos portugueses História e crítica
Idioma: Português
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Tipo de acceso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/LETR-BAFFDH
Fecha del documento: 30-nov-2018
Aparece en las colecciones:Teses de Doutorado

archivos asociados a este elemento:
archivo Descripción TamañoFormato 
tese_carlos_eduardo_batista_de_souza.pdf2.44 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los elementos en el repositorio están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, salvo cuando es indicado lo contrario.