Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/LETR-BAPJHK
Type: Dissertação de Mestrado
Title: O uso de tecnologias digitais para o desenvolvimento de habilidades orais em inglês: um estudo de caso no contexto acadêmico
Authors: Livia de Faria Terra
First Advisor: Vera Lucia M de Oliveira e Paiva
First Referee: Patricia Vasconcelos Almeida
Second Referee: Barbara Malveira Orfano
Abstract: Este estudo de caso tem como objetivo geral investigar a percepção dos estudantes sobre o desenvolvimento de habilidades orais em uma disciplina de inglês para fins acadêmicos, buscando identificar como as atividades tecnologicamente mediadas contribuem para o desenvolvimento dessas habilidades. Os onze informantes, alunos da disciplina, participaram de duas atividades voltadas para o desenvolvimento das habilidades orais, uma apresentação oral tradicional, e uma atividade mediada por computador, a produção de um video-pitch, com o propósito de comparar as experiências e de identificar estratégias de aprendizagem utilizadas, ganhos obtidos, percepções sobre o feedback dos colegas e sentimentos relacionados à prática de comunicação oral. Os dados foram gerados a partir de três instrumentos: questionários, entrevistas semiestruturadas e relatórios reflexivos produzidos pelos participantes. Fundamentada na teoria sociocultural de Vygotsky, na classificação de estratégias de aprendizagem e nos estudos sobre influência de emoções na aprendizagem de segunda língua, a análise dos dados mostrou que a atividade mediada por computador propiciou o uso de estratégias de aprendizagem mais diversas, com ganhos semelhantes à atividade presencial tradicional, porém com menor nível de ansiedade. Esses resultados sugerem que as ferramentas tecnológicas apresentam benefícios complementares às práticas tradicionais voltadas para desenvolvimento de habilidades orais, propiciando uma experiência mais positiva em que a aprendizagem, e não o gerenciamento de emoções negativas, é o foco do aluno.
Abstract: This case study aims to investigate students' perceptions of the development of oral skills in an English for Academic Purposes course. The study intends to identify how technologically mediated activities contribute to the development of these skills. Eleven students participated in two activities aiming to develop oral skills, a traditional oral presentation, and a computer-mediated activity, a video-pitch production, in order to compare these experiences and identify the learning strategies applied, the obtained gains, the perceptions about the feedback of colleagues and feelings related to the practice of oral communication. The data were generated through three instruments: questionnaires, semi-structured interviews and reflective reports produced by the participants. Based on Vygotsky's sociocultural theory, second language learning strategies and studies about the emotions influence on second language learning, the data analysis showed that the computer-mediated activity afforded the use of more diverse learning strategies, with similar gains obtained in traditional face-to-face activity, with a lower level of anxiety. These results suggest that the technological tools present complementary benefits to traditional practices in developing oral skills, providing a more positive experience in which coping with negative feelings do not overshadow the focus on learning.
Subject: Língua inglesa Métodos de ensino alantes estrangeiros
Língua inglesa Estudo e ensino Inovações tecnológicas
Tecnologia educacional
Ensino auxiliado por computador
Aquisição de segunda linguagem
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/LETR-BAPJHK
Issue Date: 27-Feb-2019
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
1987m.pdf1.69 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.