Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/LETR-BB6QHH
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Graciela Ines Ravetti de Gomezpt_BR
dc.contributor.referee1Romulo Monte Altopt_BR
dc.contributor.referee2Juan Pablo Chiappara Cabrerapt_BR
dc.creatorEulálio Marques Borgespt_BR
dc.date.accessioned2019-08-14T17:30:29Z-
dc.date.available2019-08-14T17:30:29Z-
dc.date.issued2019-02-27pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/LETR-BB6QHH-
dc.description.abstractConsidering that Sueños Digitales (2000) and El delirio de Turing (2003) by the bolivian writer Edmundo Paz Soldán have been so little studied by literary critics, both novels are analyzed in this thesis, aiming at emphasizing the idea of Río Fugitivo, where the stories take place, as a society in crisis and with characters in crisis. In order to do so, we start with the analysis of the similarities and differences between the two plots and the contemporary science fiction. Such similarities and differences work as a way of highlighting the imaginary city as a chaotic, stratified place, not rarely in armed conflict and populated by subjects who establish complex relationships with the technologies to which they have access, such as internet and photography. Many of the individuals, who are seen here as the outcome of such a problematic place, end up developing diverse paranoid personalities, aggressive or not, which are characterized by persecutory delusions, megalomania and even visual and auditory hallucinations, among other characteristics. The concept of a topos in crisis with characters in crisis is strengthened when we observe some of the expressions of trivialized and embellished violence that pervade the narratives, going beyond the issue of the power desired by some of the characters created by Paz Soldán. All of these topics, apparently with no connections between them, are intertwined along stories that flirt with the science fiction, particularly with the cyberpunk and dystopia subgenres, more precisely with the idea of ficción paranoica (paranoid fiction). Thus, it is possible to find echoes of contemporaneity, which leads to thoughts and discussions about the current world, showing us how literature also can be a way of reading into and interpreting it and, maybe, even facing what surrounds us.pt_BR
dc.description.resumoConsiderando os poucos estudos feitos, pela crítica literária especializada, sobre Sueños Digitales (2000) e El delirio de Turing (2003), do boliviano Edmundo Paz Soldán, a presente dissertação analisa, concomitantemente, os romances referidos a fim de evidenciar a ideia de Río Fugitivo, onde se desenrolam os acontecimentos de ambas as narrativas, enquanto uma sociedade em crise e com personagens em crise. Para tanto, parte-se das aproximações e distanciamentos com a ficção científica contemporânea que as duas tramas realizam no intuito de evidenciar essa cidade imaginária no valor de um lugar caótico, estratificado, por vezes em conflito armado e povoado por sujeitos que estabelecem complexas relações com as tecnologias às quais têm acesso, como a fotografia e a internet. Muitos desses indivíduos, vistos aqui na condição de reflexos desse ambiente problemático, acabam por desenvolver diferentes mentalidades paranoicas, agressivas ou não, sendo elas marcadas pela mania de perseguição, pela megalomania e até mesmo pelas alucinações auditivas e visuais, entre outras características. Essa imagem de topos em crise com habitantes em crise se potencializa ao observarmos algumas expressões da violência, naturalizada e espetacularizada, que figuram nesses enredos, para além da questão do poder, desejado por alguns dos personagens criados por Paz Soldán. Todos esses tópicos, aparentemente desconexos, se entrecruzam a partir de histórias que jogam com a ficção científica, em especial com o cyberpunk, e o policial, mais precisamente com a ideia de ficción paranoica, encontrando, ademais, ecos na contemporaneidade, suscitando reflexões e discussões atinentes aos dias de hoje e mostrando-nos como a literatura pode ser, também, uma maneira de ler, interpretar e, quem sabe, enfrentar o mundo em que vivemos.pt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectcrisept_BR
dc.subjectficção científicapt_BR
dc.subjectparanoiapt_BR
dc.subjectviolênciapt_BR
dc.subject.otherFicção científica boliviana História e críticapt_BR
dc.subject.otherParanóia na literaturapt_BR
dc.subject.otherPaz Soldán, Edmundo 1967- Sueños digitales Crítica e interpretaçãopt_BR
dc.subject.otherPaz Soldán, Edmundo 1967- Delírio de turing Crítica e interpretaçãopt_BR
dc.subject.otherViolência na literaturapt_BR
dc.subject.otherLiteratura e sociedadept_BR
dc.titleSociedade em crise: uma leitura de Sueños digitales (2000) e El delirio de turing (2003)pt_BR
dc.typeDissertação de Mestradopt_BR
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
disserta__o_eul_liomarquesborges.pdf951.84 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.