Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/LETR-BBSP9Y
Tipo: Dissertação de Mestrado
Título: Circulando (n)a sala de aula: histórias e escolhas em torno do material didático usado pelo(a) professor(a) de língua inglesa
Autor(es): Izabella Leal Goncalves
Primeiro Orientador: Valdeni da Silva Reis
Primeiro membro da banca : Luciana de Oliveira Silva
Segundo membro da banca: Shirlene Bemfica de Oliveira
Resumo: Neste estudo de caso, investigo um professor de língua inglesa e suas histórias (experiências, representações, teorias e discursos que o constituem), buscando assimilar como elas se relacionam com o material didático produzido, selecionado e/ou adaptado para o ensino. Procuro compreender como o professor utiliza materiais didáticos em sala de aula, quais as histórias que emergem a partir da produção e uso destes materiais e como essas histórias ganham corpo no ensino de língua inglesa em uma escola pública. Para esse propósito, me apoio em estudos sobre identidade, posicionamento responsável e produção de materiais didáticos. Os dados foram gerados a partir de entrevista não-estruturada com o professor participante e de relatos obtidos através do aplicativo WhatsApp, além da observação das aulas e da coleta de amostras dos materiais didáticos utilizados. Esta pesquisa de cunho qualitativo se utiliza de princípios e procedimentos da Análise do Discurso para identificar e analisar os efeitos de sentido dos dizeres que circulam na sala de aula. Resultados sugerem que as histórias nos revelam a constituição subjetiva do professor, da forma como ele se (re)conhece e das posições responsáveis que ele sustenta. Histórias também se incorporam às decisões que ele toma na sala de aula, inclusive aquelas relativas às escolhas de material didático. Essas histórias circulantes podem mobilizar identificações entre professor e alunos e, a partir dessa relação, produzir deslocamentos. Por fim, concluo que as histórias podem apontar caminhos frutíferos para que professores (re)signifiquem a própria prática.
Abstract: In this case study, I investigate an English as a Foreign Language teacher and his stories (the experiences, representations, theories and discourse that constitute him) and try to assimilate how they relate to the learning materials he produces, selects and/or adapts. I aim to understand how the teacher uses these materials in class, what stories they comprise, and how these stories are embodied within EFL teaching and learning in a public school setting. For that purpose, I rely on theories of identity, responsible positioning, and materials production. The data were gathered by means of a non-structured interview with the investigated teacher, voice memos obtained via WhatsApp, classroom observations and a sample of the learning materials used by the teacher. This qualitative research applies principles and procedures of Discourse Analysis in order to identify and analyze the meaning effects generated by the discourse that circulates within and around the classroom environment. Results suggest that stories reveal the internal makings of the teacher, the way he sees himself and the way he positions himself in the classroom. Stories are also incorporated in the teacher's in-class decisions, including those related to material selection. These circulating stories can trigger identifications between teacher and students, which may produce shifts in student behavior. Finally, I conclude that stories may point to fruitful ways for teachers to (re)think their practices.
Assunto: Análise do discurso
Aprendizagem
Professores de inglês Formação
Língua inglesa Estudo e ensino
Idioma: Português
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/LETR-BBSP9Y
Data do documento: 18-Mar-2019
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
1978m.pdf1.82 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.