Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/LETR-BBSP9Y
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Valdeni da Silva Reispt_BR
dc.contributor.referee1Luciana de Oliveira Silvapt_BR
dc.contributor.referee2Shirlene Bemfica de Oliveirapt_BR
dc.creatorIzabella Leal Goncalvespt_BR
dc.date.accessioned2019-08-14T09:31:30Z-
dc.date.available2019-08-14T09:31:30Z-
dc.date.issued2019-03-18pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/LETR-BBSP9Y-
dc.description.abstractIn this case study, I investigate an English as a Foreign Language teacher and his stories (the experiences, representations, theories and discourse that constitute him) and try to assimilate how they relate to the learning materials he produces, selects and/or adapts. I aim to understand how the teacher uses these materials in class, what stories they comprise, and how these stories are embodied within EFL teaching and learning in a public school setting. For that purpose, I rely on theories of identity, responsible positioning, and materials production. The data were gathered by means of a non-structured interview with the investigated teacher, voice memos obtained via WhatsApp, classroom observations and a sample of the learning materials used by the teacher. This qualitative research applies principles and procedures of Discourse Analysis in order to identify and analyze the meaning effects generated by the discourse that circulates within and around the classroom environment. Results suggest that stories reveal the internal makings of the teacher, the way he sees himself and the way he positions himself in the classroom. Stories are also incorporated in the teacher's in-class decisions, including those related to material selection. These circulating stories can trigger identifications between teacher and students, which may produce shifts in student behavior. Finally, I conclude that stories may point to fruitful ways for teachers to (re)think their practices.pt_BR
dc.description.resumoNeste estudo de caso, investigo um professor de língua inglesa e suas histórias (experiências, representações, teorias e discursos que o constituem), buscando assimilar como elas se relacionam com o material didático produzido, selecionado e/ou adaptado para o ensino. Procuro compreender como o professor utiliza materiais didáticos em sala de aula, quais as histórias que emergem a partir da produção e uso destes materiais e como essas histórias ganham corpo no ensino de língua inglesa em uma escola pública. Para esse propósito, me apoio em estudos sobre identidade, posicionamento responsável e produção de materiais didáticos. Os dados foram gerados a partir de entrevista não-estruturada com o professor participante e de relatos obtidos através do aplicativo WhatsApp, além da observação das aulas e da coleta de amostras dos materiais didáticos utilizados. Esta pesquisa de cunho qualitativo se utiliza de princípios e procedimentos da Análise do Discurso para identificar e analisar os efeitos de sentido dos dizeres que circulam na sala de aula. Resultados sugerem que as histórias nos revelam a constituição subjetiva do professor, da forma como ele se (re)conhece e das posições responsáveis que ele sustenta. Histórias também se incorporam às decisões que ele toma na sala de aula, inclusive aquelas relativas às escolhas de material didático. Essas histórias circulantes podem mobilizar identificações entre professor e alunos e, a partir dessa relação, produzir deslocamentos. Por fim, concluo que as histórias podem apontar caminhos frutíferos para que professores (re)signifiquem a própria prática.pt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnsino-aprendizagem de Língua Inglesapt_BR
dc.subjectHistóriaspt_BR
dc.subjectMaterial de aprendizagempt_BR
dc.subject.otherAnálise do discursopt_BR
dc.subject.otherAprendizagempt_BR
dc.subject.otherProfessores de inglês Formaçãopt_BR
dc.subject.otherLíngua inglesa Estudo e ensinopt_BR
dc.titleCirculando (n)a sala de aula: histórias e escolhas em torno do material didático usado pelo(a) professor(a) de língua inglesapt_BR
dc.typeDissertação de Mestradopt_BR
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
1978m.pdf1.82 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.