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Type: Tese de Doutorado
Title: Formar e transformar: experiências de engajamento de professores de inglês em pré-serviço
Authors: Andrea Santana Silva e Souza
First Advisor: Laura Stella Miccoli
First Referee: Andrea Machado de Almeida Mattos
Second Referee: Maria Raquel de Andrade Bambirra
Third Referee: Rodrigo Camargo Aragão
metadata.dc.contributor.referee4: Valdeni da Silva Reis
Abstract: De que maneira a formação docente pode propiciar experiências que mobilizem a esperança do professor em pré-serviço? Baseado nesse problema de pesquisa, o presente estudo de caso buscou investigar a relação entre as experiências (MICCOLI, 1997-2016) vivenciadas por professores de inglês em pré-serviço no estágio supervisionado e a mobilização da esperança (SNYDER, 2005; SNYDER et al, 2007; SNYDER; LOPEZ, 2016) para fins de engajamento na transformação social. Realizado numa disciplina de Estágio Supervisionado em Língua Inglesa: Ensino Fundamental, seguiu o Projeto Formar e Transformar criado a partir da abordagem do letramento crítico (LEWISON et al, 2002; MONTE MÓR, 2009; 2012; 2016; NORTON, 2005) e de teorias de justiça social (AGARWAL-RANGNATH, 2013; HAWKINS, 2011; PILLER, 2016; SENSOY; DIANGELO, 2012). Em sua operacionalização, o processo de coleta das narrativas do corpus envolveu atividades reflexivas gravadas em áudio (posteriormente transcritas), portfólios da disciplina e as notas de campo da pesquisadora. Os resultados da análise fenomenológica/experiencial dos dados (MOUSTAKAS, 1994; VAN MANEM, 1990) mostraram que, ao tornarem-se conscientes da necessidade de mudança, da relevância de sua profissão e do papel do professor transformador, os participantes podem desenvolver um senso de autorresponsabilidade, engajando-se na transformação social por meio de práticas pedagógicas transformadoras tomando uma direção oposta à desculpabilização (SNYDER, 2005). É assim que o estudo lança luz sobre a relevância de uma formação esperançosa que, pautada pela educação crítica, pode vir a mobilizar ações que promovam transformação por meio do ensino de línguas.
Abstract: How can teacher education provide pre-service teachers with experiences that mobilize their hope? Based upon this research problem, the present case study aimed at investigating the relationship between the experiences (MICCOLI, 1997-2016) lived by twelve pre-service English teachers in practicum and the development of hope (SNYDER, 2005; SNYDER et al, 2007; SNYDER; LOPEZ, 2016) for engagement in social transformation. Moreover, it was grounded in Projeto Formar e Transformar, a project based on the critical literacy approach (LEWISON et al, 2002; MONTE MÓR, 2009; 2012; 2016; NORTON, 2005) and theories of social justice (AGARWAL-RANGNATH, 2013; HAWKINS, 2011; PILLER, 2016; SENSOY; DIANGELO, 2012). In its operationalization, the narrative collection process for the corpus involved audio-recorded discussions (transcribed afterwards), portfolios and the researcher's field notes. The results of the phenomenological/experiential data analysis (MOUSTAKAS, 1994; VAN MANEM, 1990) showed that, by becoming aware of the necessity of change, the relevance of their profession and the role of the transformative teacher, participants may develop a sense of self-responsibility and engage through transformative teaching practices the inverse of excusing (SNYDER, 2005). That is how the study highlights the relevance of a hopeful critical education, able to enhance actions that promote transformation in language teaching.
Subject: Língua inglesa métodos de ensino
Professores de inglês Formação
Práticas de ensino
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/LETR-BBSPW4
Issue Date: 29-Jun-2018
Appears in Collections:Teses de Doutorado

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