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Tipo: Tese de Doutorado
Título: Staging Shakespeare: (Dis)solutions in Intermedial Processes Belo Horizonte Faculdade de Letras Universidade Federal de Minas Gerais 2019
Autor(es): Flavia Rodrigues Monteiro
primer Tutor: Thais Flores Nogueira Diniz
primer miembro del tribunal : Thomas La Borie Burns
Segundo miembro del tribunal: Camila Augusta Pires de Figueiredo
Tercer miembro del tribunal: Miriam de Paiva Vieira
Cuarto miembro del tribunal: Maria Clara Versiani Galery
Quinto miembro del tribunal: Célia Maria Arns de Miranda
Resumen: Múltiplas contribuições teóricas em estudos de mídia podem gerar conflitos que dificultam a compreensão de conceitos-chave. A fim de mitigar esses conflitos, esta tese propõe uma abordagem analógica inspirada na natureza, na qual processos relacionados a soluçõesquímicas ilustram dinâmicas midiáticas. Solventes representam a materialidade da mídia; solutos estão ligados à cognição humana. O resultado é uma Solução Artística. Configurações de soluto e solvente, isto é, as possíveis variações e níveis referenciais de seus elementos, são a entropia de uma Solução Artística. Como um alquimista da arte, oShakespeare fornece material para ilustrar minha analogia sobre a dinâmica interna das manifestações midiáticas (remediações entrópicas) e as interações entre elementos hipotextuais e hipertextuais (entropia palimpséstica). Uma visão geral do legado do Bardo,das fontes às derivações contemporâneas, revela elementos recorrentes que lidam com a natureza humana. O teor político de Coriolano e o conflito de gênero em Muito Barulho por Nada apoiam esse argumento. Ao (re)mediar Shakespeare, as artes canalizam a essência humana, seja em configurações simples ou em manifestações midiáticas complexas. Um solvente híbrido, o broadcast theater exemplifica o ápice entrópico nos hipertextos shakespeareanos. A apresentação e análise de suas produções de Coriolano e Muito Barulho por Nada em comparação com outras adaptações fílmicas atestam esses movimentos entrópicos em solvente e soluto. Em última análise, aprendemos que fenômenos produzidos pelo homem estão intimamente ligados aos fenômenos naturais, compartilhando até mesmo projeções futuras. Além disso, apesar da evolução tecnológica, as sociedades humanas ainda são movidas pelas mesmas dinâmicas de poder, dando apoio à atualidade de Shakespeare.
Abstract: Multiple theoretical contributions in media studies may generate conflicts that impair the understanding of key concepts. In order to mitigate these conflicts, this dissertation proposes an analogical approach inspired by nature, in which processes related to chemical solutions illustrate media dynamics. Solvents represent the materiality of the medium; solutes are connected to the human cognition. The result is an Art Solution. The configurations of solute and solvent, i.e. the possible variations and referential levels of their elements, are the entropy of an Art solution. As an artistic alchemist, Shakespeare provides material to illustrate my analogy concerning the internal dynamics of media manifestations (entropic remediations), and the interactions among hypotextual and hypertextual elements (palimpsestic entropy). Anoverview of the Bards legacy, from sources to contemporary derivations, reveals recurrent elements that touch on human nature. The political content of Coriolanus and the gender conflict in Much Ado About Nothing support this point. By (re)mediating Shakespeare, the arts channel human essence, either in simple configurations or in complex mediaticmanifestations. A hybrid solvent, broadcast theater exemplifies the entropic peak in Shakespearean hypertexts. The introduction and analysis of its productions of Coriolanus and Much Ado About Nothing in comparison to other screen adaptations attest these entropic movements in solvent and solute. Ultimately, we learn that man-made phenomena are closely related to natural phenomena, sharing even future projections. Also, despite technological improvements, human societies are still moved by the same dynamics of power, supportingShakespeares topicality.
Asunto: Shakespeare, William 1564-1616 Adaptações para o cinema
Literatura inglesa Adaptações para o cinema
Shakespeare, William, 1564-1616 Muito barulho por nada Crítica e interpretação
Arte e literatura
Entropia
Intermidialidade
Shakespeare, William, 1654-1616 Coriolano Crítica e interpretação
Idioma: Português
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Tipo de acceso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/LETR-BDRGRB
Fecha del documento: 29-abr-2019
Aparece en las colecciones:Teses de Doutorado

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