Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/LHLS-6AAPBC
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Ricardo Rodrigues Barbosapt_BR
dc.contributor.referee1Isis Paimpt_BR
dc.contributor.referee2Marta Araujo Tavares Ferreirapt_BR
dc.contributor.referee3Ana Maria Pereira Cardosopt_BR
dc.contributor.referee4Paulo Cezar Santos Venturapt_BR
dc.creatorTheldo Cruz Franqueirapt_BR
dc.date.accessioned2019-08-09T18:25:58Z-
dc.date.available2019-08-09T18:25:58Z-
dc.date.issued2004-05-24pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/LHLS-6AAPBC-
dc.description.abstractThis work presents a systematic examination of information acquiring and sharing among users of an academic network enhanced with social navigation andfiltering facilities to help learners share their knowledge. It also describes a research model for studying relations among perceptions of informal collaboration, utility, ease of use and information overload. To identify these relations weightsand validate the mode, structural equation modeling technique is used.pt_BR
dc.description.resumoO compartilhamento de referências e anotações sobre documentos na Web, um aspecto da interação entre usuários de um ambiente em rede foi investigadopara se conhecer como se relacionam a colaboração informal entre pessoas, a troca de informações, as percepções de utilidade, de facilidade de uso, e desobrecarga cognitiva de natureza informacional. Definiu-se um modelo conceitual para se investigar esse tipo de socialização de conhecimento, durante o exercício de atividades acadêmicas. Observou-se o uso de dispositivos que implementam conceitos de navegação social e de filtragem coletiva por alunos de uma disciplina de um curso de graduação em ciência da computação. Empregou-se a técnica demodelagem por equações estruturais para se identificarem essas relações propostas no modelo.pt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectCiência da informaçãopt_BR
dc.subjectInternetpt_BR
dc.subject.otherWorld Wide Web (Sistema de recuperação da informação)pt_BR
dc.subject.otherCiência da informaçãopt_BR
dc.subject.otherInternet (Redes de computação) na educaçãopt_BR
dc.titleSobrecarga informacional e colaboração em um ambiente educacionalpt_BR
dc.typeTese de Doutoradopt_BR
Appears in Collections:Teses de Doutorado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
tese_theldo_cruz_franqueira__2004_.pdf3.45 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.