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Type: Dissertação de Mestrado
Title: Conteúdo, usabilidade e funcionalidade: três dimensões para a avaliação de portais estaduais de governo eletrônico na web
Authors: Renata Moutinho Vilella
First Advisor: Beatriz Valadares Cendon
First Referee: Ana Maria Pereira Cardoso
Second Referee: Marlene de Oliveira
Third Referee: Marta Araujo Tavares Ferreira
Abstract: O trabalho tem como base uma revisão de literatura sobre o tema Governo Eletrônico, estando seu foco voltado mais especificamente para avaliação dos portais estaduais brasileiros para prestaçãode serviços públicos e disseminação de informações na Web. Busca-se, a partir da avaliação de alguns dos portais estaduais brasileiros na Web, verificar se os mesmos estão utilizando, de fato,as potencialidades da Internet, se estão se constituindo em verdadeiros sistemas de informação/comunicação, viabilizando a execução de serviços interativos, promovendo a troca e o compartilhamento de informações em ambientes cooperativos, o que é bastante distinto de seu funcionamento apenas como repositórios estáticos de informação. Três dimensões são analisadas de forma a promover a avaliação dos portais estaduais brasileiros para prestação de serviços públicos e disseminação de informações na Web: o conteúdo, a usabilidade e a funcionalidade. Para tanto, foi utilizado um instrumento de avaliação construído com base na literatura existente e na opinião de especialistas em cada uma das dimensões de análise propostas. Os resultados obtidos permitiram concluir que, de fato, todos os portais analisados no presente trabalho incluem um ou mais mecanismos de informação que provêem acesso a variados corpos de conhecimentorelacionados aos governos estaduais, com o objetivo de levar informações aos cidadãos podendo, assim, ser considerados como sistemas de informação. Mas quando se pensa, entretanto, que ossistemas de informação devem também ser entendidos como sistemas de comunicação, no sentido de não serem apenas repositórios estáticos de informação, mas também canais de comunicação, percebe-se que os portais estaduais apresentam grandes deficiências, viabilizando uma comunicação em um único sentido (Governo ! Cidadão), não proporcionando a efetiva participação dos cidadãos, fato que seria plenamente viável levando-se em consideração as potencialidades trazidas pela tecnologia. O trabalho permitiu perceber claramente que a subjetividade, tão discutida pelos autores que abordam o tema avaliação de sistemas de informação, é mesmo uma questão problemática e, mais importante ainda, é inegável, tendo sidoclaramente sentida durante todo o processo de execução da presente avaliação. O trabalho permitiu ainda concluir que os portais estaduais de Governo Eletrônico para prestação de serviços públicos e disseminação de informações na Web precisam se constituir em instrumentos a serviço do cidadão, viabilizando o fortalecimento da vida democrática, uma vez que a Internet é uma mídia que propicia um permanente processo de aprendizado, concretizando as possibilidades de intercâmbio, de comunicação e cooperação que caracterizam a sociedade informacional baseada no conhecimento.
Abstract: Electronic Government is the theme of this work wich aims at creating an evaluation instrument and evaluating Brazilian States portals for public service delivery and dissemination of information in the Web. The work intended to verify if Brazilian States portals are utilizing, in fact, the potential of the Internet, if they are really becoming information and communication systems, making interactiveservices viable, promoting the exchange and sharing of information in cooperative environment. These functions are very distinct from only a static replacement of information. Three dimensions are analyzed in order to promote the evaluation of the Brazilian State portals as means to deliver public services and disseminate information on the Web: content, usability and functionality. For this purpose, an instrument of evaluation was built based on the existing literature and the opinion of specialists in each dimension of proposed analyses. The results obtained led us to conclude that, in fact, every single portal analyzed in this present work include one or more mechanisms to provide access to citizens about different fields of knowledge related to State governments. Therefore, theycan be considered as information systems. However, the State portals show great deficiencies as channels of communication, making viable communication in only one way (Government!Citizen), and do not provide the effective participation of the citizens. In addition, the work allowed us to clearly understand the problem of subjectivity in evaluation, so discussed by the authors that broach the information system evaluation theme. It is an undeniable fact, being clearly felt throughout the whole process of the present evaluation. The work furthermore allowed us to conclude that the State portals for public service delivery and dissemination of information in the Web need to constitute themselves a tool at citizens service, contributing to strengthen democratic life. TheseStates portals should take advantage of the possibilities the techonology provides, as it is known that the Internet is a media that allows a permanent process of learning, and offer the possibilities ofinterchange, communication and cooperation that characterize the informational society based on knowledge.
Subject: Internet (Redes de computação)  
World Wide Web (Sistema de recuperação da informação)  
Gerenciamento da Informação
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/LHLS-6ABPM6
Issue Date: 17-Jun-2003
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

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