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dc.contributor.advisor1Carlos Alberto Cimini Juniorpt_BR
dc.contributor.advisor-co1Judy Norka Rodo de Mantillapt_BR
dc.contributor.referee1Gabriel de Oliveira Ribeiropt_BR
dc.contributor.referee2Nelson Aokipt_BR
dc.creatorIgor Portella Garcia de Carvalhopt_BR
dc.date.accessioned2019-08-11T11:36:39Z-
dc.date.available2019-08-11T11:36:39Z-
dc.date.issued2007-06-29pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/LMCA-782DZE-
dc.description.abstractThe presented work describes and compares, the uplift and bearing capacity with metallic helical foundations, determined by: Individual Plate and Cylindrical Shear theoretical methods; torque empirical methods; and by static short term load tests. The field study was developed in an experimental area, yielded from CEMIG (Energy Company of Minas Gerais), located at the Substation Vespasiano 2, a site characterizedby filitos, and was analysed by boring and laboratory tests. The used pile, had two helices and was instrumentalized by stran gages, was mecanical installed by clockwise rotation into the soil. The results shows a changeable deviation of the load capacity methods comparing to thefailure load criterion of Van der Veen and the Rigidity method.pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho descreve e compara, a capacidade de carga à tração e compressão em estacas metálicas helicoidais, determinada pelos métodos: teóricos de Capacidades Individuais e de Cilindro de Cisalhamento; empírico do Torque; e por Provas de Carga do tipo estática com carregamento rápido. O estudo foi desenvolvido em uma área experimental, cedida pela CEMIG (Companhia Energética de Minas Gerais), localizada na Subestação Vespasiano 2, uma regiãocaracterizada por filitos, onde foi realizada uma investigação geotécnica com sondagens e ensaios de laboratório. A estaca utilizada, composta por duas hélices e instrumentada por meio de extensômetros elétricos, foi instalada no solo por meio da aplicação de um torque rotacional mecânico no sentido horário. Os resultados mostram, uma dispersão variável da capacidade de carga dos métodos de cálculo, em relação à carga de ruptura obtida pelo critério de Van der Veen, e pelo método da Rigidez.pt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEstacaspt_BR
dc.subjectMetálicas helicoidaspt_BR
dc.subjectCarga à traçãopt_BR
dc.subject.otherEngenharia de estruturaspt_BR
dc.subject.otherEstacas de açopt_BR
dc.subject.otherEstruturas metálicaspt_BR
dc.titleEstudo teórico-experimental da capacidade de carga à tração e compressão de estacas metálicas helicoidaispt_BR
dc.typeDissertação de Mestradopt_BR
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