Use este identificador para citar o ir al link de este elemento: http://hdl.handle.net/1843/LMFF-7BLMCY
Tipo: Dissertação de Mestrado
Título: Educação, assistência e sociabilidade: o governo dos pobres em Sabará / MG (1832-1860)
Autor(es): Marileide Lopes dos Santos
primer Tutor: Luciano Mendes de Faria Filho
primer miembro del tribunal : Marcos C. Freitas
Segundo miembro del tribunal: Carla Simone Chamon
Tercer miembro del tribunal: Maria Cristina Soares de Gouvea
Resumen: Buscamos, nesta dissertação, identificar e compreender algumas dimensões acerca de representações relacionadas às crianças expostas, no entrelaçamento da questão da assistência com o controle da população pobre e a educação em Sabará/MG de 1832 a 1860. Na pesquisa, preocupamo-nos em explicitar a dinâmica do governo da cidade, inserido numa urbanidade do século XIX nas Minas Gerais. As fontes principais do trabalho foram as atas e correspondências da Câmara Municipal de Sabará. Para análise dessa documentação corroboraram diversos autores, com inserção no campo da história cultural, social e demografia histórica. O trabalho possibilitou evidenciar o envolvimento de diversos sujeitos em redes de sociabilidade, como esses sujeitos pensavam seus problemas e tentavam resolvê-los pelas vias da administração municipal.
Abstract: Avec cette étude on a eu le but dindentifier et de comprendre quelques dimensions a propos des réprésentations sur des enfants abandonnés, en proposant de voir cela dans le croisement de la question de lassistance avec le gouvernement de la population pauvre et léducation à Sabará. Dans la recherche on a eu lintention dexpliciter la dynamique du gouvernement de la ville, inséré dans une urbanité du XIXe. siècle au Minas Gerais. En ce qui concerne les documents privilegiés par le travail, on peut citer: les actes et les correspondances de la Câmara Municipal de Sabará. Pour analyser cette documentation on a mobilisé des orientations de plusieurs auteurs insérés dans le domaine de lhistoire culturelle, sociale et aussi de la démographie historique. Le travail a permis de mettre en évidence lengagement de plusieurs sujets dans des réseaux de sociabilité, de voir comment ces sujets pensaient leurs problèmes et essayaient de les régler par les voies de ladministration municipal.
Asunto: Educação Aspectos sociais Brasil
Minas Gerais Educação História Séc XIX
Educação História
Idioma: Português
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Tipo de acceso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/LMFF-7BLMCY
Fecha del documento: 28-sep-2007
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