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http://hdl.handle.net/1843/LMFF-7BLMCY
Tipo: | Dissertação de Mestrado |
Título: | Educação, assistência e sociabilidade: o governo dos pobres em Sabará / MG (1832-1860) |
Autor(es): | Marileide Lopes dos Santos |
Primeiro Orientador: | Luciano Mendes de Faria Filho |
Primeiro membro da banca : | Marcos C. Freitas |
Segundo membro da banca: | Carla Simone Chamon |
Terceiro membro da banca: | Maria Cristina Soares de Gouvea |
Resumo: | Buscamos, nesta dissertação, identificar e compreender algumas dimensões acerca de representações relacionadas às crianças expostas, no entrelaçamento da questão da assistência com o controle da população pobre e a educação em Sabará/MG de 1832 a 1860. Na pesquisa, preocupamo-nos em explicitar a dinâmica do governo da cidade, inserido numa urbanidade do século XIX nas Minas Gerais. As fontes principais do trabalho foram as atas e correspondências da Câmara Municipal de Sabará. Para análise dessa documentação corroboraram diversos autores, com inserção no campo da história cultural, social e demografia histórica. O trabalho possibilitou evidenciar o envolvimento de diversos sujeitos em redes de sociabilidade, como esses sujeitos pensavam seus problemas e tentavam resolvê-los pelas vias da administração municipal. |
Abstract: | Avec cette étude on a eu le but dindentifier et de comprendre quelques dimensions a propos des réprésentations sur des enfants abandonnés, en proposant de voir cela dans le croisement de la question de lassistance avec le gouvernement de la population pauvre et léducation à Sabará. Dans la recherche on a eu lintention dexpliciter la dynamique du gouvernement de la ville, inséré dans une urbanité du XIXe. siècle au Minas Gerais. En ce qui concerne les documents privilegiés par le travail, on peut citer: les actes et les correspondances de la Câmara Municipal de Sabará. Pour analyser cette documentation on a mobilisé des orientations de plusieurs auteurs insérés dans le domaine de lhistoire culturelle, sociale et aussi de la démographie historique. Le travail a permis de mettre en évidence lengagement de plusieurs sujets dans des réseaux de sociabilité, de voir comment ces sujets pensaient leurs problèmes et essayaient de les régler par les voies de ladministration municipal. |
Assunto: | Educação Aspectos sociais Brasil Minas Gerais Educação História Séc XIX Educação História |
Idioma: | Português |
Editor: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Sigla da Instituição: | UFMG |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/LMFF-7BLMCY |
Data do documento: | 28-Set-2007 |
Aparece nas coleções: | Dissertações de Mestrado |
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