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http://hdl.handle.net/1843/LMFF-7BLMH5
Tipo: | Dissertação de Mestrado |
Título: | O ensino de Francês na instrução pública em Minas Gerais entre 1831 e 1855 |
Autor(es): | Rita Cristina Lima Lages e Silva |
Primeiro Orientador: | Luciano Mendes de Faria Filho |
Primeiro membro da banca : | Marcus Aurelio Taborda de Oliveira |
Segundo membro da banca: | Ceres Leite Prado |
Terceiro membro da banca: | Ana Maria de Oliveira Galvao |
Resumo: | O objetivo com este estudo foi investigar o processo de escolarização da língua francesa na instrução pública da província de Minas nas primeiras décadas do século XIX. Evidenciava-se nesse período uma ambiência cultural marcada por forte influência francesa que se dava, sobretudo, pela circulação e usos de impressos, o que apontava a França como grande produtora e comerciante de conhecimentos. É nesse contexto que a língua francesa foi proposta e instituída como disciplina escolar na instrução pública em 1831, constituindo-se, portanto essa data, como a demarcação inicial da pesquisa. Para compor o recorte temporal foi considerado o discurso apresentado no relatório ao presidente da Província, em 1855, no qual pôde ser percebido um balanço do estado da instrução, considerando os últimos trinta anos como período de grandes avanços neste campo. Tendo em vista, entretanto, que o francês já era ensinado nos colégios religiosos, a inserção dessa língua na instrução pública será compreendida com base em uma continuidade de práticas e não como a gênese desse saber no processo de escolarização de Minas Gerais. Tomaram lugar central nas análises empreendidas: a produção de uma legislação que institui o ensino da língua e promove a passagem de uma prática cultural para um saber escolarizado e a relação desse processo como o contexto cultural; a organização escolar na qual se assenta o ensino do francês; o papel dos sujeitos escolares na configuração da disciplina; as práticas de ensino, considerando, sobretudo, qual saber será selecionado para o ensino da língua, como esse saber é apropriado para os usos escolares e em que medida esses usos se articulam com os não escolares. Os resultados obtidos neste trabalho contribuirão para a compreensão do processo de escolarização da província de Minas Gerais. |
Abstract: | Avec cette recherche on a eu le but d´étudier le processus de scolarisation de la langue française dans linstruction publique de la Provincia de Minas Gerais pendant les premières décennies du XXe siècle. Se donnait à voir dans cette période une ambiance culturelle marquée par une forte influence française qui se montrait surtout par la circulation et usage des imprimés, ce qui indiquait la France comme la grande productrice et marchande de connaissances. Cest dans ce contexte que la langue française est proposée et instituée comme discipline scolaire dans linstruction publique en 1831. Lorsquen 1855 on peut se rendre compte à travers un compte rendu de létat de linstruction dirigée à la Presidence dun discours qui évalue les trois dernières décennies comme une période de fort progrès de linstruction, cette donnée a été prise pour composer la limite temporelle de la recherche: 1831 1855. Il faut pourtant tenir en compte que le français était déjá enseigné dans les collèges réligieux, ce qui conduise à considérer linsertion de la langue dans linstruction publique pas comme une genèse de la disciplina dans le processus de scolarisation de Minas Gerais mais en tant quune continuité de pratiques. Se trouveront dans le centre des analyses proposées: la production dune législation qui prescrit lenseignement de la langue et institue le passage dune pratique culturelle à un savoir scolarisé, et la rélation de ce processus avec le contexte culturel; lorganisation scolaire dans laquelle se place lenseignement du français; le rôle des sujets scolaires dans la configuration de la discipline; les pratiques denseignement, en considérant, surtout, quel savoir sera sélectionné pour lenseignement de la langue, comment ce savoir est-il approprié pour les usages scolaires, et dans quelle mésure ces usages vont-ils sarticuler avec ceux pratiqués hors de linstruction. Les résultats obtenus par ce travail contribuiront à la compréhension du processus de scolarisation de la Provincia de Minas Gerais. |
Assunto: | Minas Gerais Educação História séc XIX Lingua francesa Estudo e ensino Educação Estudo e ensino |
Idioma: | Português |
Editor: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Sigla da Instituição: | UFMG |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/LMFF-7BLMH5 |
Data do documento: | 1-Out-2007 |
Aparece nas coleções: | Dissertações de Mestrado |
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