Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/LMFF-7BLMH5
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Luciano Mendes de Faria Filho | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Marcus Aurelio Taborda de Oliveira | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Ceres Leite Prado | pt_BR |
dc.contributor.referee3 | Ana Maria de Oliveira Galvao | pt_BR |
dc.creator | Rita Cristina Lima Lages e Silva | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2019-08-13T05:45:26Z | - |
dc.date.available | 2019-08-13T05:45:26Z | - |
dc.date.issued | 2007-10-01 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/1843/LMFF-7BLMH5 | - |
dc.description.abstract | Avec cette recherche on a eu le but d´étudier le processus de scolarisation de la langue française dans linstruction publique de la Provincia de Minas Gerais pendant les premières décennies du XXe siècle. Se donnait à voir dans cette période une ambiance culturelle marquée par une forte influence française qui se montrait surtout par la circulation et usage des imprimés, ce qui indiquait la France comme la grande productrice et marchande de connaissances. Cest dans ce contexte que la langue française est proposée et instituée comme discipline scolaire dans linstruction publique en 1831. Lorsquen 1855 on peut se rendre compte à travers un compte rendu de létat de linstruction dirigée à la Presidence dun discours qui évalue les trois dernières décennies comme une période de fort progrès de linstruction, cette donnée a été prise pour composer la limite temporelle de la recherche: 1831 1855. Il faut pourtant tenir en compte que le français était déjá enseigné dans les collèges réligieux, ce qui conduise à considérer linsertion de la langue dans linstruction publique pas comme une genèse de la disciplina dans le processus de scolarisation de Minas Gerais mais en tant quune continuité de pratiques. Se trouveront dans le centre des analyses proposées: la production dune législation qui prescrit lenseignement de la langue et institue le passage dune pratique culturelle à un savoir scolarisé, et la rélation de ce processus avec le contexte culturel; lorganisation scolaire dans laquelle se place lenseignement du français; le rôle des sujets scolaires dans la configuration de la discipline; les pratiques denseignement, en considérant, surtout, quel savoir sera sélectionné pour lenseignement de la langue, comment ce savoir est-il approprié pour les usages scolaires, et dans quelle mésure ces usages vont-ils sarticuler avec ceux pratiqués hors de linstruction. Les résultats obtenus par ce travail contribuiront à la compréhension du processus de scolarisation de la Provincia de Minas Gerais. | pt_BR |
dc.description.resumo | O objetivo com este estudo foi investigar o processo de escolarização da língua francesa na instrução pública da província de Minas nas primeiras décadas do século XIX. Evidenciava-se nesse período uma ambiência cultural marcada por forte influência francesa que se dava, sobretudo, pela circulação e usos de impressos, o que apontava a França como grande produtora e comerciante de conhecimentos. É nesse contexto que a língua francesa foi proposta e instituída como disciplina escolar na instrução pública em 1831, constituindo-se, portanto essa data, como a demarcação inicial da pesquisa. Para compor o recorte temporal foi considerado o discurso apresentado no relatório ao presidente da Província, em 1855, no qual pôde ser percebido um balanço do estado da instrução, considerando os últimos trinta anos como período de grandes avanços neste campo. Tendo em vista, entretanto, que o francês já era ensinado nos colégios religiosos, a inserção dessa língua na instrução pública será compreendida com base em uma continuidade de práticas e não como a gênese desse saber no processo de escolarização de Minas Gerais. Tomaram lugar central nas análises empreendidas: a produção de uma legislação que institui o ensino da língua e promove a passagem de uma prática cultural para um saber escolarizado e a relação desse processo como o contexto cultural; a organização escolar na qual se assenta o ensino do francês; o papel dos sujeitos escolares na configuração da disciplina; as práticas de ensino, considerando, sobretudo, qual saber será selecionado para o ensino da língua, como esse saber é apropriado para os usos escolares e em que medida esses usos se articulam com os não escolares. Os resultados obtidos neste trabalho contribuirão para a compreensão do processo de escolarização da província de Minas Gerais. | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Minas Gerais | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMG | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Instrução Pública em Minas Gerais | pt_BR |
dc.subject | Escolarização da língua francesa | pt_BR |
dc.subject.other | Minas Gerais Educação História séc XIX | pt_BR |
dc.subject.other | Lingua francesa Estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject.other | Educação Estudo e ensino | pt_BR |
dc.title | O ensino de Francês na instrução pública em Minas Gerais entre 1831 e 1855 | pt_BR |
dc.type | Dissertação de Mestrado | pt_BR |
Appears in Collections: | Dissertações de Mestrado |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
disserta__oritalages.pdf | 17.73 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.