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Tipo: Dissertação de Mestrado
Título: Cinema na nuvem: a preservação e o acesso na era digital
Autor(es): Stefania Paula Fernandes Pereira
Primeiro Orientador: Magali Melleu Sehn
Primeiro membro da banca : Carlos Henrique Rezende Falci
Segundo membro da banca: Luiz Roberto Pinto Nazario
Resumo: Esta dissertação propõe-se a investigar, revisar e contribuir com a metodologia atual de preservação de arquivos audiovisuais digitais, pois sabe-se que estes são frágeis por sua natureza, sejam eles nativos ou convertidos. As cinematecas, arquivos e museus audiovisuais brasileiros carecem de uma construção de critérios que sejam confiáveis, eficazes e, acima de tudo, sustentáveis - dada a realidade econômica do país, bem como a equipe profissional disponível. Para tanto, conhecer o histórico do que chamamos de preservação audiovisual se faz relevante num contexto de pleno crescimento da demanda por armazenamento de arquivos, mesmo os pessoais, momento este capaz de despertar uma consciência sobre a importância geral de "guardar" e "proteger" o que é importante. Faz-se necessário, acima de tudo, compreender a mentalidade e conhecer os hábitos dos usuários desses arquivos: os espectadores dos filmes e vídeos digitais, principalmente online. A web se transformou neste espaço viável, com grandes detentores de conteúdo audiovisual, mas com um armazenamento ainda impensado. Esta dissertação lança um olhar mais aberto à própria internet e a trata menos como vilã e mais como parceira nos processos de preservação audiovisual. Propõe, também, que pessoas e acervos cogitem soluções de armazenamento sem deixar de pensar no acesso e na experiência do usuário. Por fim, sugere alternativas que seriam úteis principalmente no caso dos arquivos audiovisuais públicos brasileiros, sem tantos recursos e com uma demanda crescente.
Abstract: The object of this dissertation is to investigate, review, and contribute to the current methodology of preservation of digital audiovisual files, as it is widely known they are fragile by nature, whether native or converted. Brazilian cinematheques, archives, and audiovisual museums lack a structure of criteria that is reliable, effective, and, above all, sustainable - due to the countrys economic reality, as well as the available professional personnel. Therefore, understanding the history of what we call audiovisual preservation is relevant in a context of ample growth in the demand of file storage, even personal ones, which is translated into an awakening of consciousness about the overall importance of saving and protecting what is important. It is necessary, above all, to understand the mindset and learn about the habits the users of these files have: the spectators of digital films and videos, especially online. The world wide web has transformed into this viable space, with major holders of audiovisual content, but with its storage still unthought of. This dissertation offers a more open look on the internet itself, perceiving it less of a villain and more as a partner in the processes of audiovisual preservation. It proposes, also, that people and libraries consider storage solutions but acknowledging user access and experience. Finally, it proposes alternatives that would be useful especially for public Brazilian audiovisual archives, which lack in resources and present an increasing demand.
Assunto: Arquivos audiovisuais Conservação
Preservação pela digitalização
Processamento de imagens Técnicas digitais
Cinema
Idioma: Português
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/LOMC-BBTMAU
Data do documento: 11-Abr-2018
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