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dc.contributor.advisor1Magali Melleu Sehnpt_BR
dc.contributor.referee1Carlos Henrique Rezende Falcipt_BR
dc.contributor.referee2Luiz Roberto Pinto Nazariopt_BR
dc.creatorStefania Paula Fernandes Pereirapt_BR
dc.date.accessioned2019-08-10T00:07:18Z-
dc.date.available2019-08-10T00:07:18Z-
dc.date.issued2018-04-11pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/LOMC-BBTMAU-
dc.description.abstractThe object of this dissertation is to investigate, review, and contribute to the current methodology of preservation of digital audiovisual files, as it is widely known they are fragile by nature, whether native or converted. Brazilian cinematheques, archives, and audiovisual museums lack a structure of criteria that is reliable, effective, and, above all, sustainable - due to the countrys economic reality, as well as the available professional personnel. Therefore, understanding the history of what we call audiovisual preservation is relevant in a context of ample growth in the demand of file storage, even personal ones, which is translated into an awakening of consciousness about the overall importance of saving and protecting what is important. It is necessary, above all, to understand the mindset and learn about the habits the users of these files have: the spectators of digital films and videos, especially online. The world wide web has transformed into this viable space, with major holders of audiovisual content, but with its storage still unthought of. This dissertation offers a more open look on the internet itself, perceiving it less of a villain and more as a partner in the processes of audiovisual preservation. It proposes, also, that people and libraries consider storage solutions but acknowledging user access and experience. Finally, it proposes alternatives that would be useful especially for public Brazilian audiovisual archives, which lack in resources and present an increasing demand.pt_BR
dc.description.resumoEsta dissertação propõe-se a investigar, revisar e contribuir com a metodologia atual de preservação de arquivos audiovisuais digitais, pois sabe-se que estes são frágeis por sua natureza, sejam eles nativos ou convertidos. As cinematecas, arquivos e museus audiovisuais brasileiros carecem de uma construção de critérios que sejam confiáveis, eficazes e, acima de tudo, sustentáveis - dada a realidade econômica do país, bem como a equipe profissional disponível. Para tanto, conhecer o histórico do que chamamos de preservação audiovisual se faz relevante num contexto de pleno crescimento da demanda por armazenamento de arquivos, mesmo os pessoais, momento este capaz de despertar uma consciência sobre a importância geral de "guardar" e "proteger" o que é importante. Faz-se necessário, acima de tudo, compreender a mentalidade e conhecer os hábitos dos usuários desses arquivos: os espectadores dos filmes e vídeos digitais, principalmente online. A web se transformou neste espaço viável, com grandes detentores de conteúdo audiovisual, mas com um armazenamento ainda impensado. Esta dissertação lança um olhar mais aberto à própria internet e a trata menos como vilã e mais como parceira nos processos de preservação audiovisual. Propõe, também, que pessoas e acervos cogitem soluções de armazenamento sem deixar de pensar no acesso e na experiência do usuário. Por fim, sugere alternativas que seriam úteis principalmente no caso dos arquivos audiovisuais públicos brasileiros, sem tantos recursos e com uma demanda crescente.pt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAudiovisualpt_BR
dc.subjectAcessopt_BR
dc.subjectPreservaçãopt_BR
dc.subjectConservaçãopt_BR
dc.subjectExibiçãopt_BR
dc.subjectDigitalpt_BR
dc.subject.otherArquivos audiovisuais Conservaçãopt_BR
dc.subject.otherPreservação pela digitalizaçãopt_BR
dc.subject.otherProcessamento de imagens Técnicas digitaispt_BR
dc.subject.otherCinemapt_BR
dc.titleCinema na nuvem: a preservação e o acesso na era digitalpt_BR
dc.typeDissertação de Mestradopt_BR
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