Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/LOMC-BD8K2Y
Tipo: Monografias de Especialização
Título: O ensino de arte em escolas municipais de Formiga, MG: diagnóstico sobre as práticas no ensino de artes visuais
Autor(es): Nayara Lopes Ferreira
Primeiro Orientador: Mariana de Lima e Muniz
Primeiro membro da banca : Maria Luiza Dias Viana
Segundo membro da banca: Evandro Jose Lemos da Cunha
Resumo: Por meio de uma revisão bibliográfica que abrange o Ensino de Arte no Brasil desde o início da colonização até a contemporaneidade, este trabalho traz um referencial teórico para conhecimento dessa trajetória e a reflexão de como a Arte é ensinada nas escolas municipais de Formiga, MG. Para isso será feita uma abordagem sobre as práticas pedagógicas e o conhecimento que fundamenta o processo de ensinoaprendizagem, ou sua ausência, assim como a visão geral da forma como a Arte tem sido concebida pelos agentes desse processo: professores, alunos e profissionais da Educação no município. Para tanto partimos de um breve histórico sobre o ensino de Arte no Brasil, passando por algumas questões atuais sobre o tema e pela aplicação e análise de questionários estruturados aplicados em docentes da rede municipal de Formiga. Espera-se que esta pesquisa possa evidenciar a precariedade em que se encontra o ensino de Arte no municípioestudado e que a comunidade acadêmica, alunos e escola, possam usufruir das inúmeras possibilidades que a arte pode oferecer como área de conhecimento na escola básica.
Assunto: Arte e educação
Arte Estudo e ensino
Idioma: Português
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/LOMC-BD8K2Y
Data do documento: 16-Abr-2016
Aparece nas coleções:Especialização em Ensino de Artes Visuais e Tecnologias Contemporâneas

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