Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/LOMC-BD8K2Y
Type: Monografias de Especialização
Title: O ensino de arte em escolas municipais de Formiga, MG: diagnóstico sobre as práticas no ensino de artes visuais
Authors: Nayara Lopes Ferreira
First Advisor: Mariana de Lima e Muniz
First Referee: Maria Luiza Dias Viana
Second Referee: Evandro Jose Lemos da Cunha
Abstract: Por meio de uma revisão bibliográfica que abrange o Ensino de Arte no Brasil desde o início da colonização até a contemporaneidade, este trabalho traz um referencial teórico para conhecimento dessa trajetória e a reflexão de como a Arte é ensinada nas escolas municipais de Formiga, MG. Para isso será feita uma abordagem sobre as práticas pedagógicas e o conhecimento que fundamenta o processo de ensinoaprendizagem, ou sua ausência, assim como a visão geral da forma como a Arte tem sido concebida pelos agentes desse processo: professores, alunos e profissionais da Educação no município. Para tanto partimos de um breve histórico sobre o ensino de Arte no Brasil, passando por algumas questões atuais sobre o tema e pela aplicação e análise de questionários estruturados aplicados em docentes da rede municipal de Formiga. Espera-se que esta pesquisa possa evidenciar a precariedade em que se encontra o ensino de Arte no municípioestudado e que a comunidade acadêmica, alunos e escola, possam usufruir das inúmeras possibilidades que a arte pode oferecer como área de conhecimento na escola básica.
Subject: Arte e educação
Arte Estudo e ensino
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/LOMC-BD8K2Y
Issue Date: 16-Apr-2016
Appears in Collections:Especialização em Ensino de Artes Visuais e Tecnologias Contemporâneas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
monografia_nayara_lopes_ferreira_favarini.pdf150.86 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.