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Type: Tese de Doutorado
Title: Curupirá: uma poética cênica cartográfica entre comicidades ameríndias na Amazônia
Authors: Andréa Bentes Flores
First Advisor: Fernando Antonio Mencarelli
First Co-advisor: Wladilene de Sousa Lima
First Referee: Monica Medeiros Ribeiro
Second Referee: Maria dos Remédios de Brito
Third Referee: Agenor Sarraf Pacheco
metadata.dc.contributor.referee4: Ananda Machado
metadata.dc.contributor.referee5: Wladilene de Sousa Lima
Abstract: Esta tese existe em escrita e cena, conhecimento encorporado. É constituída por uma poética cênica, Curupirá, e por escritos inventados junto com a cena. Curupirá é encenado pela atriz.pesquisadora onçada e seus parentes, a desenhar rastros de cobra em território amazônidade floresta profunda, em busca de comicidades ameríndias. Em diferença intensiva, camada sobre camada de transformações, compreendo Curupirá como Ato de Traquinagem, em que crio com risos de floresta, operando decolonização de meu corpo cômico, na fronteira entre xamanismo e teatro. Nesta pesquisa, meu desejo é cartografar a criação de Curupirá, poética cênica entre comicidades ameríndias amazônidas. No percurso, busquei pesquisar pistas de comicidade ameríndia entre escritos teóricos e poéticos, voltados para o assunto e suas zonas de vizinhança; pesquisar indutores poéticos para peitopensar a criação, em uma perspectiva decolonial, devorando escritos e experiências vivenciais junto a comunidades indígenas; e criarum Ato de Traquinagem a partir da encorporação de comicidades ameríndias e das sensibilidades xamânicas de mundo que as produzem e são por elas produzidas. Para tanto, faço cartografia.ofídia, método e atitude de vida que assumo, adotando a cobra como ente através do qual meu corpo verticalizado horizontaliza-se, rastros devém as linhas do mapa e o verbo cartografar devém serpentear. No percurso, encorporo três encantados amazônidas, que atuam como procedimentos metodológicos. São eles: Curupira, Mapinguari e Matintaperera. Os escritos são apresentados como um emaranhado de rios, poeticamente divididos em afluentes do rio principal que é Curupirá. Os afluentes são noções acionadas no e a partir do processo de criação, comunicando sua concepção e desdobramentos. São eles: Cobra, Makunaimação, Comicidades Ameríndias, Onçar, Cosmodramaturgia, Narrativas, Chão e Sedimentos, este último consistindo em algo que o leitor pode compreender como uma conclusão. Para o leitor, há liberdade de seguir a ordem que eu proponho, ou inventar uma ordem pessoal, conforme o desejo. A tese é, ainda, composta por uma versão filmada e editada de Curupirá, que é tese, tanto quanto os escritos, disponibilizada em pendrive.
Abstract: This thesis exists in writing and scene, embodied knowledge. It consists of a scenic poetic, Curupirá, and of writings invented along with the scene. Curupirá is staged by the jaguared researcher.actress and her relatives, drawing snake trails in the Amazonian territory of deepforest, in search of indigenous comicities. In intensive difference, layer upon layer of transformations, I understand Curupirá as a trickstering act, in which I create with forest laughings, operating decolonization of my comic body, on the borders between shamanism and theater. In this research, I wish to map the creation of Curupirá, scenic poetic among Amazonian indigenous commicities. Along the way, I have researched for clues of indigenous comicities among theoretical and poetic writings, focused on the subject and its neighborhood zones; researched poetic inducers for chest-thinking the creation, in decolonial perspectives, eatingwritings and empirical experiences with indigenous communities; and also created an act of trickstering from the embodiment of indigenous commicities and the shamanic sensibilities of world that produce them and that are produced by them. To do so, I make ofidian.cartography,method and attitude of life that I assume, adopting the snake as the being through which my vertical body horizontalizes itself, traces become the lines of the map and the verb to map becomes to snake. In the course of the research, I embody three amazonian enchanteds, that actas methodological procedures. They are: Curupira, Mapinguari and Matintaperera. The writings are presented as a watershed, poetically divided into tributaries of the main river that is Curupirá. The tributaries are notions triggered in and from the process of creation, communicating its conception and unfoldings. They are: Cobra, Makunaimação, Indigenous Commicities, To Jaguar, Cosmodramaturgy, Narratives, Ground and Sediments, this last one consisting on something the reader may understand as a conclusion. For reading, there is freedom to follow the order I propose, or to create a personal order, according to the wish ofthe reader. The thesis is, in addition, composed by a filmed and edited version of Curupirá, that is thesis, as well as the writings, and that is available on a pendrive.
Subject: Movimento (Encenação)
Teatro
Xamanismo
Representação teatral
Lendas Amazônia
Criação (Literária, artística, etc)
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/LOMC-BEEJKR
Issue Date: 10-May-2019
Appears in Collections:Teses de Doutorado

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