Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/MAVA-BB3NGH
Tipo: Monografias de Especialização
Título: Ensino de ciências por investigação, interações em sala de aula e as dificuldades no processo de ensino e aprendizagem em turmas com estudantes surdos.
Autor(es): Debora da Silva Assuncao
Primeiro Orientador: Vinicius Catao de Assis Souza
Primeiro membro da banca : Marcio Antonio da Silva
Resumo: CARVALHO, Débora da Silva Assunção. Ensino de Ciências por Investigação, interações em sala de aula e as dificuldades no processo de ensino e aprendizagem em turmas com estudantes surdos. Monografia de conclusão do Curso de Especialização em Ensino de Ciências por Investigação ENCI/CECIMIG. Universidade Federal de Minas Gerais, Faculdade de Educação, Fevereiro de 2017. Orientador: Prof. Vinícius Catão de Assis Souza. Devido às crescentes demandas pela inclusão de estudantes surdos em salas regulares desde o decreto 5.626/2005, a busca por novos conhecimentos e estratégias de ensino tem configurado uma necessidade entre os profissionais da educação. Este trabalho propõe identificar e discutir as dificuldades para que o processo de inclusão dos estudantes surdos seja efetivo, bem como avaliar a presença de características do Ensino de Ciências por Investigação nas aulas observadas e analisar a importância e como são as interações entre as pessoas envolvidas com o processo de inclusão. A pesquisa foi desenvolvida em uma Escola Pública de Belo Horizonte, considerada uma referência no trabalho com o ensino regular inclusivo. Utilizando uma abordagem qualitativa, os dados foram coletados de duas formas: (i) observação e notas de campo; e (ii) entrevistas semiestruturadas com a professora de Química e as duas Intérpretes de Libras. Os dados obtidos deram origem a três estudos de caso, cujas análises nos proporcionaram reflexões e orientações para o ensino em turmas inclusivas. Foi possível concluir que a barreira linguística existente entre os estudantes surdos e o conhecimento científico, devido principalmente à escassez de terminologias em Libras, pode ser amenizada quando o professor utiliza os recursos multimodais e características investigativas. Da mesma forma, as interações entre os surdos, professor e estudantes ouvintes, corrobora muito para o envolvimento dos estudantes na disciplina. O ensino de Libras, ao ser fomentado pela escola contribuiu para o acolhimento e respeito à diversidade dentro da sala de aula. Por fim, foi observado que a parceria entre o professor e intérpretes de Libras é primordial para entenderem com clareza a função de cada um, pois ainda necessitam de capacitação para atender de forma satisfatória as novas demandas advindas do processo de inclusão. Palavras-chave: Educação de Surdos, Ensino de Ciências por Investigação, Intérprete Educacional, Interações.
Assunto: Professores Formação
Surdos Educação
Educação inclusiva
Língua brasileira de sinais
Idioma: Português
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/MAVA-BB3NGH
Data do documento: 24-Fev-2017
Aparece nas coleções:Especialização em Ensino de Ciências por Investigação EAD

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
monografia_enci___d_bora_carvalho.pdf779.76 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.