Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/MAVA-BB3NGH
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dc.contributor.advisor1Vinicius Catao de Assis Souzapt_BR
dc.contributor.referee1Marcio Antonio da Silvapt_BR
dc.creatorDebora da Silva Assuncaopt_BR
dc.date.accessioned2019-08-13T01:42:29Z-
dc.date.available2019-08-13T01:42:29Z-
dc.date.issued2017-02-24pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/MAVA-BB3NGH-
dc.description.resumoCARVALHO, Débora da Silva Assunção. Ensino de Ciências por Investigação, interações em sala de aula e as dificuldades no processo de ensino e aprendizagem em turmas com estudantes surdos. Monografia de conclusão do Curso de Especialização em Ensino de Ciências por Investigação ENCI/CECIMIG. Universidade Federal de Minas Gerais, Faculdade de Educação, Fevereiro de 2017. Orientador: Prof. Vinícius Catão de Assis Souza. Devido às crescentes demandas pela inclusão de estudantes surdos em salas regulares desde o decreto 5.626/2005, a busca por novos conhecimentos e estratégias de ensino tem configurado uma necessidade entre os profissionais da educação. Este trabalho propõe identificar e discutir as dificuldades para que o processo de inclusão dos estudantes surdos seja efetivo, bem como avaliar a presença de características do Ensino de Ciências por Investigação nas aulas observadas e analisar a importância e como são as interações entre as pessoas envolvidas com o processo de inclusão. A pesquisa foi desenvolvida em uma Escola Pública de Belo Horizonte, considerada uma referência no trabalho com o ensino regular inclusivo. Utilizando uma abordagem qualitativa, os dados foram coletados de duas formas: (i) observação e notas de campo; e (ii) entrevistas semiestruturadas com a professora de Química e as duas Intérpretes de Libras. Os dados obtidos deram origem a três estudos de caso, cujas análises nos proporcionaram reflexões e orientações para o ensino em turmas inclusivas. Foi possível concluir que a barreira linguística existente entre os estudantes surdos e o conhecimento científico, devido principalmente à escassez de terminologias em Libras, pode ser amenizada quando o professor utiliza os recursos multimodais e características investigativas. Da mesma forma, as interações entre os surdos, professor e estudantes ouvintes, corrobora muito para o envolvimento dos estudantes na disciplina. O ensino de Libras, ao ser fomentado pela escola contribuiu para o acolhimento e respeito à diversidade dentro da sala de aula. Por fim, foi observado que a parceria entre o professor e intérpretes de Libras é primordial para entenderem com clareza a função de cada um, pois ainda necessitam de capacitação para atender de forma satisfatória as novas demandas advindas do processo de inclusão. Palavras-chave: Educação de Surdos, Ensino de Ciências por Investigação, Intérprete Educacional, Interações.pt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação de Surdospt_BR
dc.subjectInteraçõespt_BR
dc.subjectEnsino de Ciências por Investigaçãopt_BR
dc.subjectIntérprete Educacionalpt_BR
dc.subject.otherProfessores Formaçãopt_BR
dc.subject.otherSurdos Educaçãopt_BR
dc.subject.otherEducação inclusivapt_BR
dc.subject.otherLíngua brasileira de sinaispt_BR
dc.titleEnsino de ciências por investigação, interações em sala de aula e as dificuldades no processo de ensino e aprendizagem em turmas com estudantes surdos.pt_BR
dc.typeMonografias de Especializaçãopt_BR
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