Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/MAVA-BB6N2R
Tipo: Monografias de Especialização
Título: O ensino de organismos geneticamente modificados com caráter investigativo em um currículo cts para o ensino fundamental: isso é possível?
Autor(es): Luana Alves Moreira Duarte
Primeiro Orientador: Maria Luiza Rodrigues da Costa Neves
Primeiro membro da banca : Maria Inez Melo de Toledo
Resumo: Este trabalho de caráter teórico apresenta a análise e reflexão acerca de uma proposta de sequência didática com enfoque Ciência, Tecnologia e Sociedade numa abordagem de ensino de caráter investigativo. O objetivo foi discutir e aplicar uma sequência didática investigativa sobre Organismos Geneticamente Modificados para os estudantes do oitavo ano do ensino fundamental da educação básica. A proposta consta de um manual para os professores de ciências e outro para os estudantes. O manual dos professores contém os embasamentos curriculares e o passo-a-passo de como proceder para aplicar a sequência didática em suas aulas. O manual dos estudantes contém orientações para o envolvimento, ação e procedimento dos estudantes em cada momento da proposta. Posteriormente buscou-se analisar o entendimento do assunto quanto a: Ser um tema de relevância Científica, Tecnológica e Social, propiciar a problematização, o levantamento de hipóteses, a interpretação das novas informações e a comunicação dos resultados. Vale ressaltar a importância de inserir questões da atualidade. Concluímos com uma reflexão acerca das possibilidades de inovações curriculares para o desenvolvermos de atividades de ciências, tornando o aprendizado mais eficiente e prazeroso. Palavras-chave: Sequência Didática, Transgênicos, Ensino Investigativo, CTS.
Abstract: This paper is a theoretical material, which is discussed and based on references. It is a proposal of an investigative didactic sequence about transgenics elaborated to students from the eighth grade of elementary schools. This work contains a guidebook to science teachers and another to the students. The science teachers guidebook is based on the curricular guidelines and explains how to apply the didactic sequence in classrooms. The students guidebook describes what they need to do throughout the classes. Later, it is analyzed which features ought to be present in the didactic sequence in order to have Science, Technology, and Society approach. Among these features are: be a relevant theme to Science, Technology, and Society, problematize it, raise hypothesis, learn new information, interpret the new information, and discuss the results. All these features are identified in this paper. Key words: didactic sequence, transgenics, investigative teaching approach, Science, Technology, and Science approach.
Assunto: Alimentos geneticamente modificados
Ensino fundamental
Ciências Estudo e ensino
Idioma: Português
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/MAVA-BB6N2R
Data do documento: 16-Dez-2016
Aparece nas coleções:Especialização em Ensino de Ciências por Investigação EAD

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
luana_duarte.pdf318.71 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.