Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/MAVA-BB6N2R
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dc.contributor.advisor1Maria Luiza Rodrigues da Costa Nevespt_BR
dc.contributor.referee1Maria Inez Melo de Toledopt_BR
dc.creatorLuana Alves Moreira Duartept_BR
dc.date.accessioned2019-08-09T22:02:25Z-
dc.date.available2019-08-09T22:02:25Z-
dc.date.issued2016-12-16pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/MAVA-BB6N2R-
dc.description.abstractThis paper is a theoretical material, which is discussed and based on references. It is a proposal of an investigative didactic sequence about transgenics elaborated to students from the eighth grade of elementary schools. This work contains a guidebook to science teachers and another to the students. The science teachers guidebook is based on the curricular guidelines and explains how to apply the didactic sequence in classrooms. The students guidebook describes what they need to do throughout the classes. Later, it is analyzed which features ought to be present in the didactic sequence in order to have Science, Technology, and Society approach. Among these features are: be a relevant theme to Science, Technology, and Society, problematize it, raise hypothesis, learn new information, interpret the new information, and discuss the results. All these features are identified in this paper. Key words: didactic sequence, transgenics, investigative teaching approach, Science, Technology, and Science approach.pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho de caráter teórico apresenta a análise e reflexão acerca de uma proposta de sequência didática com enfoque Ciência, Tecnologia e Sociedade numa abordagem de ensino de caráter investigativo. O objetivo foi discutir e aplicar uma sequência didática investigativa sobre Organismos Geneticamente Modificados para os estudantes do oitavo ano do ensino fundamental da educação básica. A proposta consta de um manual para os professores de ciências e outro para os estudantes. O manual dos professores contém os embasamentos curriculares e o passo-a-passo de como proceder para aplicar a sequência didática em suas aulas. O manual dos estudantes contém orientações para o envolvimento, ação e procedimento dos estudantes em cada momento da proposta. Posteriormente buscou-se analisar o entendimento do assunto quanto a: Ser um tema de relevância Científica, Tecnológica e Social, propiciar a problematização, o levantamento de hipóteses, a interpretação das novas informações e a comunicação dos resultados. Vale ressaltar a importância de inserir questões da atualidade. Concluímos com uma reflexão acerca das possibilidades de inovações curriculares para o desenvolvermos de atividades de ciências, tornando o aprendizado mais eficiente e prazeroso. Palavras-chave: Sequência Didática, Transgênicos, Ensino Investigativo, CTS.pt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnsino Investigativopt_BR
dc.subjectTransgênicospt_BR
dc.subjectCTSpt_BR
dc.subjectSequência Didáticapt_BR
dc.subject.otherAlimentos geneticamente modificadospt_BR
dc.subject.otherEnsino fundamentalpt_BR
dc.subject.otherCiências Estudo e ensinopt_BR
dc.titleO ensino de organismos geneticamente modificados com caráter investigativo em um currículo cts para o ensino fundamental: isso é possível?pt_BR
dc.typeMonografias de Especializaçãopt_BR
Appears in Collections:Especialização em Ensino de Ciências por Investigação EAD

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