Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/1843/MAVA-BBHHDF
Tipo: | Monografias de Especialização |
Título: | Planejamento de ensino investigativo com auxíliodidático de simulação interativa: Potencialidades para o ensino de Cinética Química. |
Autor(es): | Flavio Silva Rezende |
Primeiro Orientador: | Angelica de Oliveira Araujo |
Primeiro membro da banca : | Ivina Paula de Souza |
Resumo: | Este trabalho traz uma proposta de elaboração de um planejamento de ensino de cinética das reações químicas com auxílio didático de simulação interativa Reações e Taxas. Os 25 discentes do 3º ano do ensino médio participaram de atividades investigativas emergidas no processo de aprendizagem cooperativa Jigsaw. Ao final, aplicou-se questionários em escala Likert para avaliação pedagógica do uso da simulação interativa e do método cooperativo de ensino. Resultados da avaliação foram bastante positivos tanto para o recurso didático como para a estratégia de ensino adotada. O planejamento proporcionou troca de informações, reestruturação do conhecimento elaborado, exposição oral e postura ativa no processo de ensino e aprendizagem desde que implementados e aplicados de maneira sistematizada.Palavras-chaves: Cinética Química. Atividades Investigativas. Método Jigsaw. Simulação Interativa. |
Abstract: | This paper presents a proposal to develop a kinetic teaching planning of chemical reactions with teaching aid in an interactive simulation Reactions and Rates. The 25 students of the 3rd year of high school participated in investigative activities emerged in the Jigsaw cooperative learning process. At the end, it applied questionnaires on Likert scale for educational evaluation of the use of interactive simulation and cooperative method of teaching. Evaluation results were very positive both for the teaching resource as for the teaching strategy adopted. Planning provided exchange of information, improved knowledge of the restructuring, oral communication and active role in the teaching and learning process since implemented and applied in a systematic way.Keywords:Kinetic Chemistry, InvestigativeActivities, Jigsaw Method, Interactive Simulation. |
Assunto: | Química Estudo e ensino Aprendizagem experimental Professores de ciências Formação Ciências (Ensino fundamental) Estudo e ensino |
Idioma: | Português |
Editor: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Sigla da Instituição: | UFMG |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/MAVA-BBHHDF |
Data do documento: | 28-Nov-2015 |
Aparece nas coleções: | Especialização em Ensino de Ciências por Investigação EAD |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
tcc_fl_vio_silva_rezende.pdf | 1.74 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.