Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/MAVA-BBHHDF
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Angelica de Oliveira Araujopt_BR
dc.contributor.referee1Ivina Paula de Souzapt_BR
dc.creatorFlavio Silva Rezendept_BR
dc.date.accessioned2019-08-11T08:43:24Z-
dc.date.available2019-08-11T08:43:24Z-
dc.date.issued2015-11-28pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/MAVA-BBHHDF-
dc.description.abstractThis paper presents a proposal to develop a kinetic teaching planning of chemical reactions with teaching aid in an interactive simulation Reactions and Rates. The 25 students of the 3rd year of high school participated in investigative activities emerged in the Jigsaw cooperative learning process. At the end, it applied questionnaires on Likert scale for educational evaluation of the use of interactive simulation and cooperative method of teaching. Evaluation results were very positive both for the teaching resource as for the teaching strategy adopted. Planning provided exchange of information, improved knowledge of the restructuring, oral communication and active role in the teaching and learning process since implemented and applied in a systematic way.Keywords:Kinetic Chemistry, InvestigativeActivities, Jigsaw Method, Interactive Simulation.pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho traz uma proposta de elaboração de um planejamento de ensino de cinética das reações químicas com auxílio didático de simulação interativa Reações e Taxas. Os 25 discentes do 3º ano do ensino médio participaram de atividades investigativas emergidas no processo de aprendizagem cooperativa Jigsaw. Ao final, aplicou-se questionários em escala Likert para avaliação pedagógica do uso da simulação interativa e do método cooperativo de ensino. Resultados da avaliação foram bastante positivos tanto para o recurso didático como para a estratégia de ensino adotada. O planejamento proporcionou troca de informações, reestruturação do conhecimento elaborado, exposição oral e postura ativa no processo de ensino e aprendizagem desde que implementados e aplicados de maneira sistematizada.Palavras-chaves: Cinética Química. Atividades Investigativas. Método Jigsaw. Simulação Interativa.pt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAtividades Investigativaspt_BR
dc.subjectSimulação Interativapt_BR
dc.subjectCinética Químicapt_BR
dc.subjectMétodo Jigsawpt_BR
dc.subject.otherQuímica Estudo e ensinopt_BR
dc.subject.otherAprendizagem experimental pt_BR
dc.subject.otherProfessores de ciências Formação pt_BR
dc.subject.otherCiências (Ensino fundamental) Estudo e ensino pt_BR
dc.titlePlanejamento de ensino investigativo com auxíliodidático de simulação interativa: Potencialidades para o ensino de Cinética Química.pt_BR
dc.typeMonografias de Especializaçãopt_BR
Appears in Collections:Especialização em Ensino de Ciências por Investigação EAD

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
tcc_fl_vio_silva_rezende.pdf1.74 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.