Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/1843/MAVA-BBHJHS
Tipo: | Monografias de Especialização |
Título: | Interações entre o ensino de Ciências por investigação e abordagem ciência-tecnologia-sociedade: análise de um trabalho monográfico |
Autor(es): | Geraldo Freitas de Oliveira |
Primeiro Orientador: | Marcia Maria Martins Parreiras |
Resumo: | O presente trabalho refere-se à análise de uma monografia elaborada por uma docente da área de Física da rede estadual de ensino Belo Horizonte. O interesse em analisar o trabalho de uma professora em exercício visou a ampliação de meus conhecimentos sobre a atuação em sala de aula, constatando o esforço dos professores em alcançar resultados por meio de atividades investigativas de temas do cotidiano. Para fundamentar teoricamente a análise da monografia, analisamos o artigo de AULER (2007), que busca estabelecer entendimentos sobre a prática das escolas concernentes ao ensino de ciências num caráter investigativo. Nos procedimentos adotados pela professora ao ensinar física na abordagem ciência, tecnologia e sociedade com enfoque investigativo, verifiquei. ao analisar a monografia a ocorrência de pontos positivos e negativos quando comparados com os pressupostos de AULER (2007). Os pontos positivos são observados quando conseguiu a promoção nos alunos do interesse em estudar ciências e relacioná-la aos aspectos tecnológicos e sociais, por meio de coleta prévia de informações despertando-os para necessidade de aquisição de conhecimento científico e a formação de cidadãos alfabetizados cientificamente e dotados de um pensamento crítico. Pouco se verificou nesses procedimentos pontos negativos, os quais podem ser considerados pela não efetivação da interdisciplinaridade, mesmo com a aproximação com outros profissionais de outras disciplinas tidas como afins como a química e biologia. Ainda, a colocação do conteúdo curricular como centro da tomada de decisão para escolha dos temas a serem trabalhados.Palavras-chave: Atividades Investigativas, Abordagem CTS. |
Assunto: | Ciências (Ensino fundamental) Métodos de ensino Aprendizagem experimental Ciências (Ensino fundamental) Estudo e ensino Professores de ciências Formação |
Idioma: | Português |
Editor: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Sigla da Instituição: | UFMG |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/MAVA-BBHJHS |
Data do documento: | 21-Nov-2015 |
Aparece nas coleções: | Especialização em Ensino de Ciências por Investigação EAD |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
tcc_geraldo_freitas_de_oliveira.pdf | 154.31 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.