Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/MAVA-BBHJHS
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Marcia Maria Martins Parreiraspt_BR
dc.creatorGeraldo Freitas de Oliveirapt_BR
dc.date.accessioned2019-08-14T20:20:05Z-
dc.date.available2019-08-14T20:20:05Z-
dc.date.issued2015-11-21pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/MAVA-BBHJHS-
dc.description.resumoO presente trabalho refere-se à análise de uma monografia elaborada por uma docente da área de Física da rede estadual de ensino Belo Horizonte. O interesse em analisar o trabalho de uma professora em exercício visou a ampliação de meus conhecimentos sobre a atuação em sala de aula, constatando o esforço dos professores em alcançar resultados por meio de atividades investigativas de temas do cotidiano. Para fundamentar teoricamente a análise da monografia, analisamos o artigo de AULER (2007), que busca estabelecer entendimentos sobre a prática das escolas concernentes ao ensino de ciências num caráter investigativo. Nos procedimentos adotados pela professora ao ensinar física na abordagem ciência, tecnologia e sociedade com enfoque investigativo, verifiquei. ao analisar a monografia a ocorrência de pontos positivos e negativos quando comparados com os pressupostos de AULER (2007). Os pontos positivos são observados quando conseguiu a promoção nos alunos do interesse em estudar ciências e relacioná-la aos aspectos tecnológicos e sociais, por meio de coleta prévia de informações despertando-os para necessidade de aquisição de conhecimento científico e a formação de cidadãos alfabetizados cientificamente e dotados de um pensamento crítico. Pouco se verificou nesses procedimentos pontos negativos, os quais podem ser considerados pela não efetivação da interdisciplinaridade, mesmo com a aproximação com outros profissionais de outras disciplinas tidas como afins como a química e biologia. Ainda, a colocação do conteúdo curricular como centro da tomada de decisão para escolha dos temas a serem trabalhados.Palavras-chave: Atividades Investigativas, Abordagem CTS.pt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAtividades Investigativaspt_BR
dc.subjectAbordagem CTSpt_BR
dc.subject.otherCiências (Ensino fundamental) Métodos de ensinopt_BR
dc.subject.otherAprendizagem experimentalpt_BR
dc.subject.otherCiências (Ensino fundamental) Estudo e ensinopt_BR
dc.subject.otherProfessores de ciências Formaçãopt_BR
dc.titleInterações entre o ensino de Ciências por investigação e abordagem ciência-tecnologia-sociedade: análise de um trabalho monográficopt_BR
dc.typeMonografias de Especializaçãopt_BR
Appears in Collections:Especialização em Ensino de Ciências por Investigação EAD

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
tcc_geraldo_freitas_de_oliveira.pdf154.31 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.