Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/MAVA-BBHMPK
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dc.contributor.advisor1Luciana Moropt_BR
dc.contributor.referee1Reane Fonseca Martinspt_BR
dc.creatorLivia Martins de Oliveirapt_BR
dc.date.accessioned2019-08-13T05:07:00Z-
dc.date.available2019-08-13T05:07:00Z-
dc.date.issued2014-12-06pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/MAVA-BBHMPK-
dc.description.resumoNas aulas de ciências e biologia sempre ouço as seguintes frases: A solitária é uma doença que pode subir para a cabeça. A carne de porco transmite uma doença que vai para o cérebro. Pensando nessas visões errôneas sobre o tema, o complexo teníase-cisticercose, e partindo do pressuposto que os estudantes sentem dificuldade para diferenciar as duas doenças, o objetivo deste trabalho é buscar as concepções prévias dos estudantes do 1° ano do ensino médio sobre o assunto. Nesse sentido, apliquei um questionário que teve como função identificar se os estudantes sabiam diferenciar a teníase da cisticercose e reconhecê-las como duas enfermidades distintas. Em seguida realizei uma intervenção pedagógica, levando em consideração aquilo que os estudantes relataram no questionário sobre o assunto. Os resultados obtidos através da análise dos questionários revelaram que os estudantes possuem uma dificuldade em diferenciar os agentes causadores da teníase e da cisticercose. Mostrou que a maioria não conseguiu definir corretamente que a Taenia solium e a Taenia saginata são causadoras da teníase e que somente ovos de Taenia solium podem originar cisticercose humana. Foi possível observar que uma grande porcentagem dos estudantes não foi capaz de definir como é transmitida a teníase e a cisticercose. Constatou-se que uma parcela significativa de estudantes (55,77%) acredita que a doença popularmente conhecida como solitária é capaz de ir para o cérebro. O estudo do questionário revelou também que a maioria dos participantes declarou não saber se prevenir de nenhuma das duas enfermidades e que 84,62% não são capazes de diferenciar as duas doenças. A intervenção pedagógica aplicada auxiliou os estudantes a diferenciar as duas doenças e a construir conceitos significativos a respeito do tema. O presente trabalho contribuiu para que os estudantes se apropriassem de conceitos cientificamente aceitos.Palavras chaves: teníase, cisticercose, ensino de biologia.pt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectTeníasept_BR
dc.subjectensino de biologiapt_BR
dc.subjectcisticercosept_BR
dc.subject.otherParasitologiapt_BR
dc.subject.otherCiência Estudo e ensino (Ensino medio)  pt_BR
dc.subject.otherHelmintologia pt_BR
dc.titleConcepçoes iniciais dos estudantes do ensino médio sobre o complexo teníase cisticercosept_BR
dc.typeMonografias de Especializaçãopt_BR
Appears in Collections:Especialização em Ensino de Ciências por Investigação EAD

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