Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/MDAD-7VHLMZ
Tipo: Dissertação de Mestrado
Título: Projeto e caracterizção de um sistema de telemetria para ensaios em vôo de aeronaves leves
Autor(es): Igor Machado Malaquias
Primeiro Orientador: Paulo Henriques Iscold Andrade de Oliveira
Primeiro membro da banca : Ricardo Poley Martins Ferreira
Segundo membro da banca: Guilherme Augusto Silva Pereira
Resumo: Neste trabalho é apresentado o projeto e a caracterização de um sistema de telemetria para ser utilizado em ensaios em vôo de aeronaves tripuladas ou autônomas. Devido às características do sistema em questão, foram projetados vários subsistemas que visam garantir a transmissão dos sinais de telemetria tanto em meio cabeado, quanto sem fio, procurando minimizar interferências e atenuações nestes sinais. São apresentados os resultados para três tipos de antenas no sistema de recepção, omnidirecional, painel setorial e antena direcional. Além disto, são apresentados resultados obtidos através de um apontador autônomo para a antena direcional, que tem por objetivo manter esta antena direcionada para a aeronave durantetodo o vôo da mesma, visando obter maior alcance e qualidade no enlace de comunicação. Na aeronave utiliza-se uma antena do tipo omnidirecional. Além dos detalhes de projeto, também são apresentadas as metodologias de ensaio adotadas para validação e caracterização do sistema em questão. Ressalta-se que o sistema de telemetria, aqui apresentado, é utilizado em conjunto com o Sistema de Aquisição de Dados (CEA-FDAS) previamente projetado e utilizado nasatividades de ensaios em vôo (Oliveira, 2008).
Abstract: This work presents the design, implementation and the test results from a telemetry system for manned or unmanned aircraft. The development of the system required the design of many subsystems to support the transmission of the telemetry signals over wires and wirelesslinks in order to reduce interference and attenuation on such. The presented the results were obtained using sectorial, directional and omnidirectional antennas on the receiver side. At the aircraft, transmission side, were used an omnidirecional antenna. There are presented also the results obtained using a directional antenna with a pointing device, that points the antenna to the aircraft, during its flight to obtain a better signal intensity and therefore a better quality and link reach. The design details presented includes the methodologies used for flight tests, validation and characterization of the system. It shall be noticed that the telemetry system presented in this work was integrated with the "Sistema de Aquisição de Dados do CEA (CEAFDAS)" that is currently used for flight test activities (Oliveira, 2008).
Assunto: Aeronaves
Engenharia mecânica Tes
Idioma: Português
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/MDAD-7VHLMZ
Data do documento: 29-Mai-2009
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