Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/MGSS-9BLNM4
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dc.contributor.advisor1Reinildes Diaspt_BR
dc.contributor.referee1kleber Aparecido da Silvapt_BR
dc.contributor.referee2Maria Raquel de Andrade Bambirrapt_BR
dc.creatorPatricia Melo Muradaspt_BR
dc.date.accessioned2019-08-12T10:22:24Z-
dc.date.available2019-08-12T10:22:24Z-
dc.date.issued2013-05-23pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/MGSS-9BLNM4-
dc.description.abstractThis research aimed to investigate the pedagogical potential of Google Docs as a tool to support the process of collaborative writing based on a genre orientation. The aim was to understand how this technological tool can favor collaborative writing. In addition, an attempt was made to evaluate the production of the text genre biodata as a recursive process, which includes stages of rough drafts, a first version, revisions and a second version. The study was conducted in a large high school class of a mainstream school in Belo Horizonte, in the state of Minas Gerais. The didactic procedures that underpin the teaching of writing as a process in the Google Docs platform emphasized the study of the textual plan of a biodata, ie, its content, its discursive-multimodal and its lexical-grammatical aspects. Data collection was initially carried out by having participants in the study respond to two questionnaires. The first, submitted to the respondents before starting to produce the text, set out to obtain the students perceptions about writing in English in their learning activities. The second sought to investigate if and what changes occurred in the respondents' perceptions after having an experience of writing collaboratively in English as a process in an online environment. Thereafter, the biodatas produced by the participants were also analyzed (first and second versions). Finally, the collaborative processes that occurred prior to writing the second version were also observed. Based on the data analyzed, it was found that Google Docs is an important pedagogical tool for writing a biodata in English collaboratively in an online environment. It was also possible to confirm that writing production anchored on the recursive process prompts monitoring and interaction among learners involved.pt_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa objetivou investigar o potencial da plataforma Google Docs como ferramenta didático-pedagógica na produção escrita do inglês no gênero textual biodata. O processo de escrita aqui desenvolvido foi o colaborativo. Além disso, buscou-se avaliar a produção textual como processo cíclico, considerando as etapas de rascunho, primeira versão, revisões e segunda versão. O trabalho foi realizado em uma turma numerosa de Ensino Médio de uma instituição particular de Belo Horizonte, MG. Os procedimentos didáticos que fundamentaram o ensino de escrita na plataforma Google Docs enfatizaram o estudo do plano textual do gênero biodata, ou seja, seu conteúdo, seus aspectos discursivo-multimodais e léxico-gramaticais. A coleta de dados foi realizada inicialmente por meio de questionários aplicados aos participantes do estudo. O primeiro aplicado antes do início da produção do texto objetivou obter as percepções dos alunos sobre a escrita em inglês em suas atividades de aprendizagem. O segundo visou investigar se mudanças ocorreram nas percepções dos alunos após a experiência colaborativa da escrita em inglês como processo em ambiente online. Se os alunos percebiam mudanças, eles deveriam aponta-las. Em seguida, foram analisadas as produções textuais criadas pelos participantes (primeira e segunda versão). E, finalmente, foram observados os processos colaborativos ocorridos antes da escrita da segunda versão. Com base nos dados analisados, constatou-se que o Google Docs consiste em uma ferramenta pedagógica importante para o trabalho da escrita da biodata em inglês, desenvolvido em colaboração online, fundamentado no processo cíclico, pois favorece o acompanhamento e a interação entre os envolvidos.pt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnsino Médiopt_BR
dc.subjectProdução escritapt_BR
dc.subjectbiodatapt_BR
dc.subjectgênero textualpt_BR
dc.subjectcolaboraçãopt_BR
dc.subjectGoogle Docspt_BR
dc.subjectescrita como processopt_BR
dc.subject.otherLíngua inglesa Métodos de ensinopt_BR
dc.subject.otherLíngua inglesa Estudo e ensino (Segundo grau)pt_BR
dc.subject.otherGêneros textuaispt_BR
dc.subject.otherColaboração onlinept_BR
dc.subject.otherTecnologia educacionalpt_BR
dc.subject.otherComunicação mediada por computadorpt_BR
dc.subject.otherEnsino auxiliado por computadorpt_BR
dc.subject.otherInternet na educaçãopt_BR
dc.subject.otherProdução de textospt_BR
dc.subject.otherAquisição de segunda linguagempt_BR
dc.titleA escrita em inglês do gênero biodata por meio de colaboração online em turmas numerosas do ensino médio: um estudo de casopt_BR
dc.typeDissertação de Mestradopt_BR
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