Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/MGSS-9HSLYC
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Miriam Lucia dos Santos Jorgept_BR
dc.contributor.referee1Maralice de Souza Nevespt_BR
dc.contributor.referee2Walkyria Maria Monte Morpt_BR
dc.creatorErika Amancio Caetano Soarespt_BR
dc.date.accessioned2019-08-14T02:19:00Z-
dc.date.available2019-08-14T02:19:00Z-
dc.date.issued2014-02-21pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/MGSS-9HSLYC-
dc.description.abstractThe present study investigated opportunities for promoting critical literacy in a public school classroom in Belo Horizonte. This study aimed at analyzing the teaching practices adopted in an ELT environment, by applying three activities based on the theories of critical literacy, so as to observe possible outcomes of such process concerning the formation of autonomous, critical and socially active students. The qualitative methodology involved a case study which counted on insightful information from the participant teacher, her students and myself. The results of the analysis showed that the critical literacy activities represented an initial step towards students critical formation and engagement, besides clearly constituting a motivation strategy regarding ELT classes. On the other hand, the results of the analysis also revealed that the critical activities on their own have failed to accomplish the linguistic goals proposed. Such results have pointed to the need of investigations on the role of the English teacher concerning the promotion of critical literacy, as well as the obstacles faced by this professional in the development of his/her students linguistic abilities.pt_BR
dc.description.resumoA presente pesquisa investigou oportunidades de promoção do letramento crítico em uma sala de aula da rede pública de Belo Horizonte. Objetivou-se, com esse trabalho, analisar as práticas de ensino adotadas em um ambiente escolar de língua inglesa através da aplicação de três atividades elaboradas à luz das teorias advindas do letramento crítico, em uma tentativa de observar possíveis resultados desse processo na formação de alunos autônomos, críticos e socialmente ativos. A metodologia, de cunho qualitativo, teve como método o estudo de caso, que contou com relatos da professora participante, dos alunos e da professora pesquisadora. Os resultados da análise mostraram que as atividades de letramento crítico constituíram um passo inicial na formação crítica e no engajamento dos alunos com questões de cunho social, além de constituir claramente uma estratégia de motivação considerando as aulas de língua inglesa. Por outro lado, os resultados da análise mostraram também que as atividades de letramento crítico por si só não contribuíram de forma efetiva para a realização dos objetivos linguísticos propostos. Tais resultados apontaram para a necessidade de investigações sobre o papel do professor de língua inglesa na promoção do letramento crítico e sobre os obstáculos enfrentados por esse profissional no desenvolvimento das habilidades linguísticas de seus alunos.pt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnsino Médiopt_BR
dc.subjectLetramento Críticopt_BR
dc.subjectLinguística Aplicadapt_BR
dc.subjectEscola regular da rede públicapt_BR
dc.subjectEnsino de Inglêspt_BR
dc.subject.otherLingüística aplicadapt_BR
dc.subject.otherLíngua inglesa Estudo e ensino Falantes estrangeirospt_BR
dc.subject.otherLetramentopt_BR
dc.titleO letramento crítico no ensino de língua inglesa: identidades, práticas e percepções na formação do aluno-cidadãopt_BR
dc.typeDissertação de Mestradopt_BR
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
disserta__o__rika_soares_vers_o_final_para_biblioteca__2014_03_11_.pdf3.06 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.