Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/MGSS-9HSNPC
Type: Tese de Doutorado
Title: Com a palavra, o aluno: processos de retextualização na exposição oral acadêmica
Authors: Ana Virginia Lima da Silva
First Advisor: Luiz Antônio dos Prazeres
First Referee: Jeronimo Coura Sobrinho
Second Referee: Maria Beatriz Nascimento Decat
Third Referee: Delaine Cafiero Bicalho
Abstract: Nesta tese, focalizamos os processos de retextualização em exposições orais acadêmicas, com o objetivo de evidenciar as possibilidades de constituição desse gênero e de contribuir para areflexão sobre o que permite e/ou o que dificulta a sua produção. A base teórica utilizada fundamenta-se no modelo sociocomunicativo de Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004 [1998]); nos trabalhos sobre retextualização de Marcuschi (2001) e DellIsola (2007), em discussão sobre as relações entre oralidade e escrita estudadas por Marcuschi (2001), na noção de competência textual desenvolvida por Coutinho (2003), na perspectiva da Linguística Textual; e aos estudos de Swales (1990) e Askehave e Swales (2001) acerca da esfera discursiva, nalinha da Sociorretórica norte-americana. O corpus desta investigação constituiu-se de exposições orais produzidas por estudantes de graduação de diferentes cursos que, analisadas, nos levaram à constatação de que, em geral, esses estudantes têm dificuldade em se adequar às características estruturais e linguísticas prototípicas da exposição oral. Feita uma comparação entre a macroestrutura dos textos-base e as estratégias de retextualização mobilizadas nos slides eletrônicos (textos de apoio), constatamos que, nem sempre, oconteúdo retextualizado corresponde ao que é sugerido nos textos de origem. A partir da análise dos modos de se retextualizar os textos-base para as exposições orais, verificamos que o conteúdo exposto é também contraditório em relação a esses textos. Desse modo, problemas de compreensão das fontes teóricas utilizadas e de domínio dos processos de retextualização interferem significativamente na qualidade das exposições orais acadêmicas, o que revela anecessidade de um ensino-aprendizagem que possibilite aos estudantes o desenvolvimento da competência em expor textos acadêmicos adequadamente.
Abstract: In this thesis, we focus on the processes of retextualization on oral academic exposure, aiming to highlight the possibilities of constitution of this genre and to contribute to the debate on what allows and/or raises difficulties for its production. The theoretical assumptions are basedon the socio-communicative model by Dolz, Noverraz and Schneuwly (2004 [1998]), on the retextualization works by Marcuschi (2001) and by Dell'Isola (2007), on the discussion about the relationships between orality and literacy studied by Marcuschi (2001), on the notion oftextual competence developed by Coutinho (2003), on the perspective of Textual Linguistics, and on the studies of Swales (1990) and Askehave and Swales (2001) about the discursive sphere, according to the North-American socio-rhetoric studies. The corpus of this researchconsists of oral presentations produced by undergraduate students in different courses; when analyzed, they led us to the conclusion that, in general, these students have difficulties in adjusting to the structural and linguistic prototypical characteristics of the oral exposuregenre. A comparison between the macrostructure of the source texts and of the retextualization strategies mobilized in electronic slides (support texts) shows us that, not always, the retextualized content corresponds to what is suggested in the source texts. From the analysis of ways to retextualize the source texts for oral exposures, we find that thecontent displayed is also contradictory to these texts. Thus, problems about understanding the theoretical basis used and about the mastery of the processes of retextualization significantly interfere in the quality of oral academic exposures, revealing the need for a teaching-learningprocess that allows students to develop the competence to appropriately expose academic texts.
Subject: Análise do discurso
Gêneros textuais
Exposição oral
Retórica
Lingüística textual
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/MGSS-9HSNPC
Issue Date: 19-Aug-2013
Appears in Collections:Teses de Doutorado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ana_virginia.pdf.............pdf3.74 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.