Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/MGSS-9MQPQN
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Regina Lucia Peret Dell Isolapt_BR
dc.contributor.referee1Juliana Alves Assispt_BR
dc.contributor.referee2Maria da Graca Ferreira da Costa Valpt_BR
dc.contributor.referee3Delaine Cafiero Bicalhopt_BR
dc.contributor.referee4Elizabeth Marcushipt_BR
dc.creatorMaria Flor de Maio Barbosa Benficapt_BR
dc.date.accessioned2019-08-11T16:58:45Z-
dc.date.available2019-08-11T16:58:45Z-
dc.date.issued2013-08-28pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/MGSS-9MQPQN-
dc.description.abstractThis work aims to understand how Portuguese Didatic Books produced in the last decade explore the retextualization as methodological expedient for teaching language, taking into account the linguistic-discursive aspects involved in the gender operation(s) taken as teaching object in the formulation of retextualization activities. We believe that proposing such activities as a strategy for teaching language can create situations for the learner to reflect on the linguistic,textual and discursive regularities of the gender involved, since such activities imply a movement that comprehends the organization of information within the text, the overall scheme of the genre, the textual type, the use of language units and discursive aspects that refer to the event of interaction from which the text emerges, as postulated by Matencio (2002). For this, we analyzed three didatic books collections, further required from Brazilian Culture and Education Ministry, adopted in the editions of 2005, 2008 and 2011 National Didatic Book Plan, for the third and fourth cycles of basic education. After considering documents that parametrize that teaching and academic and scientific production in that area, the analysis shows that the Portuguese Didatic Books collections signal paradigm shifits in teaching language, con The text is seen as teaching unit and the textual/discoursive genres as an object of teaching. The results point that the text production conditions, the definition of the genre to be produced are common points, however, the context of movement of texts is still restricted to the school. It was verified that the activity of retextualization is widely used in the proposed production of oral and written text, but the retextualization process is not taken as the object of teaching and important aspects of the discursive, textual and linguistic diversity (in its strict sense) involved in functioning of the genre are being poorly explored.pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho tem o propósito compreender e evidenciar como os livros didáticos de português (LDP) produzidos na última década exploram a retextualização como expediente metodológico para o ensino de língua, levando em conta os aspectos linguístico-discursivos implicados no funcionamento do(s) gênero(s) tomado(s) como objeto de ensino na formulação das atividades de retextualização. Acreditamos que propor atividades desse tipo como estratégia para o ensino de língua materna é criar situações para que o aprendiz reflita sobre as regularidades linguísticas, textuais e discursivas dos gêneros envolvidos, visto que tais atividades implicam realizar um movimento que engloba desde a organização das informações do texto, seu esquema global do gênero, seu tipo textual, passando pelo uso das unidades linguísticas, no trabalho de textualização, até aspectos discursivos, que remetem ao evento da interação do qual o texto emerge. Para isso, foram analisadas 9 coleções de livros didáticos, aprovadas nas edições de 2005, 2008 e 2011 do Plano Nacional do Livro Didático, destinadas ao terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental e mais solicitadas ao MEC. A análise do corpus mostrou que as coleções analisadas sinalizam as mudanças de paradigma no ensino de língua materna, considerando os documentos que parametrizam esse ensino e a produção acadêmico-científica dessa área. O texto é visto como unidade de ensino e os gêneros textuais/discursivos como objeto de ensino. As propostas de produção analisadas explicitam as condições de produção do texto, definem o gênero a ser produzido, embora, o contexto de circulação dos textos ainda fique restrito ao espaço escolar. Verificou-se que a atividade de retextualização é amplamente utilizada nas propostas de produção de texto orais e escritos, mas o processo de retextualização não é tomado como objeto de ensino, sendo pouco explorados aspectos importantes das dimensões discursiva, textual e linguística (stricto sensu) implicados no funcionamento do gênero.pt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectRetextualizaçãopt_BR
dc.subjectGêneros textuais/discursivospt_BR
dc.subjectLivro didáticopt_BR
dc.subjectProdução de textospt_BR
dc.subject.otherLingua portuguesa Livros didáticos Brasilpt_BR
dc.subject.otherLivros didáticos Avaliaçãopt_BR
dc.subject.otherLingüística textualpt_BR
dc.subject.otherProdução de textospt_BR
dc.subject.otherGêneros discursivospt_BR
dc.subject.otherLinguística de corpuspt_BR
dc.titleAtividades de retextualização em livros didáticos de português: estudo dos aspectos linguístico-discursivo dos gêneros implicadospt_BR
dc.typeTese de Doutoradopt_BR
Appears in Collections:Teses de Doutorado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
tese__maria_flor_de_maio_barbosa_benfica.doc_pdf.pdf3 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.