Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/1843/MGSS-9MQQJP
Tipo: | Tese de Doutorado |
Título: | Coaching instrucional: uma experiência promissora para a formação continuada em serviço de professores de línguas estrangeiras |
Autor(es): | Alex Garcia da Cunha |
Primeiro Orientador: | Laura Stella Miccoli |
Primeiro membro da banca : | Vera Lucia M de Oliveira e Paiva |
Segundo membro da banca: | Deise Prina Dutra |
Terceiro membro da banca: | Ana Maria Ferreira Barcelos |
Quarto membro da banca: | Vera Lúcia Teixeira da Silva |
Resumo: | Esta tese, de natureza qualitativa, investigou o coaching instrucional (Barkley, 2005; Knight, 2004, 2005, 2006, 2007, 2009) na formação continuada em serviço de professores de línguas estrangeiras, neste caso, de língua inglesa, no Brasil. Teve como fonte de dados experiências de uma professora de inglês da rede pública que buscou implantar o Ensino Comunicativo de Línguas Estrangeiras (Richards, 2006) com a colaboração de um coach instrucional, doutorando em Linguística Aplicada, em uma turma do ensino fundamental. Essa professora possuía, então, baixo desempenho linguístico-comunicativo em inglês e abordagem de ensinar pautada em gramática-tradução. A oferta do coaching instrucional e a coleta de dados aconteceram de março de 2012 a fevereiro de 2013, por meio de gravações em áudio, entrevistas semiestruturadas, questionários e documentos relacionados ao escopo da pesquisa. A análise dos dados foi realizada à luz do construto teórico de experiência (Gelter, 2010; Miccoli, 1997, 2010). Os resultados foram promissores: o coaching instrucional contribuiu para que a professora desenvolvesse tanto sua abordagem de ensino quanto seu desempenho linguístico-comunicativo em inglês. Ademais, contribuiu para a melhoria da relação entre a professora e seus alunos. A tese pontua a necessidade de professores mais bem preparados para a docência de línguas estrangeiras inglês no Brasil e propõe o coaching instrucional como abordagem eficaz para a formação continuada em serviço. |
Abstract: | This qualitative-oriented study aimed to investigate instructional coaching (Barkley, 2005; Knight, 2004, 2005, 2006, 2007, 2009) as an approach to in-service continuing education for English language teachers in Brazil by analyzing the experiences of a public school teacher who sought to implement Communicative Language Teaching (Richards, 2006) into her classes with the collaboration of an instructional coach. The teacher had low communicative performance in English as well as a teaching approach grounded in grammar-translation. Instructional coaching and data collection took place from March 2012 to February 2013 through audio recordings, semi-structured interviews, questionnaires and document related to the study. Data analysis was carried out based on the construct of experience (Gelter, 2010; Miccoli, 1997, 2010). The results showed that the instructional coaching partnership assisted the teacher to develop her teaching approach as well as her performance in English. In addition, instructional coaching contributed to the improvement of teacher-student interaction. The study highlights the necessity of more qualified foreign language teachers in Brazil and suggests instructional coaching as an effective approach to in-service continuing education. |
Assunto: | Professores de inglês Formação Língua inglesa Estudo e ensino Língua inglesa x Abordagens de ensino |
Idioma: | Português |
Editor: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Sigla da Instituição: | UFMG |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/MGSS-9MQQJP |
Data do documento: | 4-Fev-2014 |
Aparece nas coleções: | Teses de Doutorado |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
tese_coaching_instrucional_alex_garcia_2014_entregue.pdf | 3.86 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.