Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/MGSS-9MQQJP
Tipo: Tese de Doutorado
Título: Coaching instrucional: uma experiência promissora para a formação continuada em serviço de professores de línguas estrangeiras
Autor(es): Alex Garcia da Cunha
Primeiro Orientador: Laura Stella Miccoli
Primeiro membro da banca : Vera Lucia M de Oliveira e Paiva
Segundo membro da banca: Deise Prina Dutra
Terceiro membro da banca: Ana Maria Ferreira Barcelos
Quarto membro da banca: Vera Lúcia Teixeira da Silva
Resumo: Esta tese, de natureza qualitativa, investigou o coaching instrucional (Barkley, 2005; Knight, 2004, 2005, 2006, 2007, 2009) na formação continuada em serviço de professores de línguas estrangeiras, neste caso, de língua inglesa, no Brasil. Teve como fonte de dados experiências de uma professora de inglês da rede pública que buscou implantar o Ensino Comunicativo de Línguas Estrangeiras (Richards, 2006) com a colaboração de um coach instrucional, doutorando em Linguística Aplicada, em uma turma do ensino fundamental. Essa professora possuía, então, baixo desempenho linguístico-comunicativo em inglês e abordagem de ensinar pautada em gramática-tradução. A oferta do coaching instrucional e a coleta de dados aconteceram de março de 2012 a fevereiro de 2013, por meio de gravações em áudio, entrevistas semiestruturadas, questionários e documentos relacionados ao escopo da pesquisa. A análise dos dados foi realizada à luz do construto teórico de experiência (Gelter, 2010; Miccoli, 1997, 2010). Os resultados foram promissores: o coaching instrucional contribuiu para que a professora desenvolvesse tanto sua abordagem de ensino quanto seu desempenho linguístico-comunicativo em inglês. Ademais, contribuiu para a melhoria da relação entre a professora e seus alunos. A tese pontua a necessidade de professores mais bem preparados para a docência de línguas estrangeiras inglês no Brasil e propõe o coaching instrucional como abordagem eficaz para a formação continuada em serviço.
Abstract: This qualitative-oriented study aimed to investigate instructional coaching (Barkley, 2005; Knight, 2004, 2005, 2006, 2007, 2009) as an approach to in-service continuing education for English language teachers in Brazil by analyzing the experiences of a public school teacher who sought to implement Communicative Language Teaching (Richards, 2006) into her classes with the collaboration of an instructional coach. The teacher had low communicative performance in English as well as a teaching approach grounded in grammar-translation. Instructional coaching and data collection took place from March 2012 to February 2013 through audio recordings, semi-structured interviews, questionnaires and document related to the study. Data analysis was carried out based on the construct of experience (Gelter, 2010; Miccoli, 1997, 2010). The results showed that the instructional coaching partnership assisted the teacher to develop her teaching approach as well as her performance in English. In addition, instructional coaching contributed to the improvement of teacher-student interaction. The study highlights the necessity of more qualified foreign language teachers in Brazil and suggests instructional coaching as an effective approach to in-service continuing education.
Assunto: Professores de inglês Formação
Língua inglesa Estudo e ensino
Língua inglesa x Abordagens de ensino
Idioma: Português
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/MGSS-9MQQJP
Data do documento: 4-Fev-2014
Aparece nas coleções:Teses de Doutorado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tese_coaching_instrucional_alex_garcia_2014_entregue.pdf3.86 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.