Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/MGSS-9MQQJP
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Laura Stella Miccolipt_BR
dc.contributor.referee1Vera Lucia M de Oliveira e Paivapt_BR
dc.contributor.referee2Deise Prina Dutrapt_BR
dc.contributor.referee3Ana Maria Ferreira Barcelospt_BR
dc.contributor.referee4Vera Lúcia Teixeira da Silvapt_BR
dc.creatorAlex Garcia da Cunhapt_BR
dc.date.accessioned2019-08-12T02:08:06Z-
dc.date.available2019-08-12T02:08:06Z-
dc.date.issued2014-02-04pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/MGSS-9MQQJP-
dc.description.abstractThis qualitative-oriented study aimed to investigate instructional coaching (Barkley, 2005; Knight, 2004, 2005, 2006, 2007, 2009) as an approach to in-service continuing education for English language teachers in Brazil by analyzing the experiences of a public school teacher who sought to implement Communicative Language Teaching (Richards, 2006) into her classes with the collaboration of an instructional coach. The teacher had low communicative performance in English as well as a teaching approach grounded in grammar-translation. Instructional coaching and data collection took place from March 2012 to February 2013 through audio recordings, semi-structured interviews, questionnaires and document related to the study. Data analysis was carried out based on the construct of experience (Gelter, 2010; Miccoli, 1997, 2010). The results showed that the instructional coaching partnership assisted the teacher to develop her teaching approach as well as her performance in English. In addition, instructional coaching contributed to the improvement of teacher-student interaction. The study highlights the necessity of more qualified foreign language teachers in Brazil and suggests instructional coaching as an effective approach to in-service continuing education.pt_BR
dc.description.resumoEsta tese, de natureza qualitativa, investigou o coaching instrucional (Barkley, 2005; Knight, 2004, 2005, 2006, 2007, 2009) na formação continuada em serviço de professores de línguas estrangeiras, neste caso, de língua inglesa, no Brasil. Teve como fonte de dados experiências de uma professora de inglês da rede pública que buscou implantar o Ensino Comunicativo de Línguas Estrangeiras (Richards, 2006) com a colaboração de um coach instrucional, doutorando em Linguística Aplicada, em uma turma do ensino fundamental. Essa professora possuía, então, baixo desempenho linguístico-comunicativo em inglês e abordagem de ensinar pautada em gramática-tradução. A oferta do coaching instrucional e a coleta de dados aconteceram de março de 2012 a fevereiro de 2013, por meio de gravações em áudio, entrevistas semiestruturadas, questionários e documentos relacionados ao escopo da pesquisa. A análise dos dados foi realizada à luz do construto teórico de experiência (Gelter, 2010; Miccoli, 1997, 2010). Os resultados foram promissores: o coaching instrucional contribuiu para que a professora desenvolvesse tanto sua abordagem de ensino quanto seu desempenho linguístico-comunicativo em inglês. Ademais, contribuiu para a melhoria da relação entre a professora e seus alunos. A tese pontua a necessidade de professores mais bem preparados para a docência de línguas estrangeiras inglês no Brasil e propõe o coaching instrucional como abordagem eficaz para a formação continuada em serviço.pt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.subjectCoaching instrucionalpt_BR
dc.subjectEnsino comunicativo de línguas estrangeiraspt_BR
dc.subjectExperiênciapt_BR
dc.subjectLíngua inglesapt_BR
dc.subjectEscola públicapt_BR
dc.subject.otherProfessores de inglês Formaçãopt_BR
dc.subject.otherLíngua inglesa Estudo e ensinopt_BR
dc.subject.otherLíngua inglesa x Abordagens de ensinopt_BR
dc.titleCoaching instrucional: uma experiência promissora para a formação continuada em serviço de professores de línguas estrangeiraspt_BR
dc.typeTese de Doutoradopt_BR
Appears in Collections:Teses de Doutorado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
tese_coaching_instrucional_alex_garcia_2014_entregue.pdf3.86 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.