Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/MGSS-9R3M8U
Type: Dissertação de Mestrado
Title: O ensino da língua inglesa na escola pública: uma leitura psicanalítica do gozo
Authors: Marilene Pereira de Oliveira
First Advisor: Maralice de Souza Neves
First Referee: Miria Gomes de Oliveira
Second Referee: Claudia Rosa Riolfi
Abstract: Esta dissertação tem como objetivo geral identificar e refletir sobre quais são os possíveis indícios de gozo dos professores de Língua Inglesa de escolas regulares públicas, apoiando-se nas teorias do discurso e da psicanálise, a fim de identificar por que os sujeitos mantêm sua prática nas escolas públicas apesar de queixas ao seu redor, de suas dificuldades ou mesmo infortúnios, e mesmo assim se mantêm animados e implicados no seu ensino. No capítulo teórico aborda-se a área de onde se desenvolveu esta pesquisa, a linguística aplicada ao ensino de língua inglesa (LI), área esta que abre a oportunidade de dialogar com a teoria do discurso franco-brasileira (AD) afetada pelo conceito de subjetividade psicanalítica. Esse afetamento possibilitou utilizar conceitos psicanalíticos, em especial aqueles relativos ao conceito de gozo para a compreensão das vicissitudes da formação de professores. Partiu-se, assim, da leitura de Freud feita por Lacan e outros conceitos psicanalíticos necessários à abordagem do assunto e ao desenvolvimento das análises, sendo estas calcadas em princípios da AD, que toma a materialidade linguística em função da memória discursiva. Acreditando que a psicanálise tem sua contribuição a oferecer ao formador e ao professor de LI, a escolha das enunciadoras deste trabalho foi baseada em uma tentativa de ouvir professores que aparentemente estariam vivificados pelo gozo feminino. Cientes de que as interpretações sempre podem ser outras, não se esgotando naquelas aqui realizadas, esta pesquisa teve o propósito de contribuir para que formadores e professores possam problematizar seus caminhos profissionais, questionar seus modos de gozo, seus desejos, sua implicação perante a profissão. Há um aspecto na constituição do sujeito que não é possível apreender em algumas poucas entrevistas e que é determinante nas suas relações com o objeto. Embora as professoras retirem ganhos secundários de situações mortificantes, é possível apreender que a relação com o objeto voz, através do encanto com a música na língua inglesa durante a infância e a adolescência, é determinante na relação vivificante que elas mantém com o seu ensino e com seus alunos.
Abstract: This essay has as a general objective to identify and reflect on what are the possible signs of jouissance of English language teachers from regular public schools, relying on theories of discourse and psychoanalysis in order to point why the subjects maintain their practice in public schools despite complaints around them, their difficulties or even misfortunes, and yet remain lively and engaged in their teaching. In the theoretical chapter we approached the area of applied linguistics to the teaching of the English Language (EL), from where we have developed this research. This area opens up for a dialogue with the Franco-Brazilian theory of Discourse Analysis (DA) affected by the psychoanalytic concept of subjectivity, which enables us to use psychoanalytic concepts, in especial, those related to the concept of jouissance for understanding the vicissitudes of teaching education. We start, thus, from Lacan readings of Freud and other psychoanalytic concepts developed by Lacan necessary to approach the human subject and to develop our analysis, which are modeled on principles of DA, which takes the linguistic materiality in relation to the discourse memory. Believing that psychoanalysis has its contribution to offer to the English language trainer and teacher, the choice of the enunciators was based on an attempt to listen to teachers who apparently were enlivened by the feminine jouissance. Aware that an interpretation can always become another, and that it is never exhausting, this research aimed to contribute for trainers and teachers to problematize their career paths, to question their modes of jouissance, their desires, and their engagement towards their professions. There is one aspect in the constitution of the subject that determines its relation to the object that it is not possible to apprehend in the few interviews we have developed. Although these teachers derive secondary gains from mortifying situations, they also derive enlivening gains in their relation with the object voice. Their enchantment with singing in English during childhood and adolescence resonates in their teaching and in their relationship with their students.
Subject: Lingüística aplicada
Análise do discurso
Língua inglesa Formação de professores
Psicanálise
Língua inglesa Estudo e ensino
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/MGSS-9R3M8U
Issue Date: 24-Sep-2014
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
1605m.pdf974.77 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.