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Tipo: Dissertação de Mestrado
Título: Falar e ouvir pela mediação das tecnologias digitais: o gênero exposição oral para o aprimoramento dos multiletramentos dos professores de inglês da rede pública na modalidade a distância
Autor(es): Lucienne de Castro Gomes
primer Tutor: Reinildes Dias
primer miembro del tribunal : kleber Aparecido da Silva
Segundo miembro del tribunal: Sonia Maria de Oliveira Pimenta
Resumen: As contribuições tecnológicas ocorridas nos últimos tempos têm acarretado mudanças nas formas como nos comunicamos e como aprendemos. Os professores são testemunhas de como essas transformações têm influenciado a aprendizagem. Essa nova aprendizagem envolve novos discursos e novos modos de comunicação, uma vez que a comunicação é cada vez mais multimodal. Esta pesquisa investigou as contribuições do estudo do gêneroexposição oral, na perspectiva da pedagogia dos multiletramentos, para o aprimoramento das capacidades de ouvir e falar dos professores de inglês da rede pública do Estado de Minas Gerais, na modalidade a distância. Configura-se como estudo de caso de cunho etnográfico noambiente digital, de caráter interpretativista, pois faz uso de procedimentos qualitativos e quantitativos. Os instrumentos utilizados para coleta de dados foram questionários, produções orais dos participantes que incluíram relatos e exposição oral. O estudo revela que, apesar de reconhecerem que o uso de recursos digitais são importantes para o desenvolvimento da competência oral, muitos professores desconhecem esses recursos. No entanto, eles tambémapontam que pretendem (re)significar e (re)descobrir sua prática durante o desenrolar das ações pedagógicas da investigação. Constatou-se que o estudo com o gênero exposição oral sob a perspectiva da pedagogia dos multiletramentos, na modalidade a distância, contribuiu para o aprimoramento da expressão oral dos participantes. Os recursos tecnológicos digitais utilizados podem ser considerados como artefatos socioculturais que propiciaram esteaperfeiçoamento. O fato de a pedagogia dos multiletramentos propor uma abordagem em que o aprendiz reconhece suas práticas de letramento permitiu que os participantes apropriassem dessas práticas e, consequentemente, aplicassem-nas em seus contextos de atuação docente.
Abstract: Recent technological contributions have entailed changes in the way we communicate and how we learn. Teachers are witnesses of how these changes have influenced learning. This new learning involves new speeches and new communication modes since communication is increasingly multimodal. This research has investigated the contributions to the study of the genre oral presentation, from the viewpoint of the multiliteracies pedagogy, in order to improve public school English teachers capacities to listen and speak in English.These teachers are from the state of Minas Gerais and the teaching modality involved distance learning. The study is an ethnographic-interpretive case study in the digital environment; thedata analysis is developed by means of qualitative and quantitative procedures. The instruments used for data collection were questionnaires, oral productions of the participantsthat included reports and oral presentations. The study reveals that, despite recognizing that the use of digital resources is important to the development of their oral capacity to listen and speak in English, many of these teachers are unaware of these features. However, they havealso pointed out that they wish to (re)signify and (re)discover their practices during the course of pedagogical actions of the investigation. It was found that the study of the genre oral presentation from the perspective of the multiliteracies pedagogy, in distance learning, hascontributed to the participants improvement in oral expression in English. Digital technology resources used can be considered as socio-cultural artifacts that have led to this improvement. The fact that the multiliteracies pedagogy proposes an approach in which learners recognize their literacy practices allowed the participants to incorporate these practices into their teaching contexts.
Asunto: Língua inglesa Métodos de ensino
Comunicação oral
Aquisição da segunda linguagem
Língua inglesa Ensino auxiliado por computador
Tecnologia educacional
Professores de inglês Formação
Língua inglesa Estudo e ensino
Idioma: Português
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Tipo de acceso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/MGSS-A7UQLH
Fecha del documento: 7-may-2015
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