Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/MGSS-A8PJS7
Type: | Dissertação de Mestrado |
Title: | O ensino de literatura na escola regular como brecha para o letramento crítico |
Authors: | Caroline Martins dos Santos |
First Advisor: | Andrea Machado de Almeida Mattos |
First Referee: | Cielo Griselda Festino |
Second Referee: | Valdeni da Silva Reis |
Abstract: | O ensino de língua inglesa nas escolas públicas tem sido muito discutido a partir dos documentos oficias que propõem o ensino crítico e a formação do cidadão, como proposto nas Orientações Curriculares para o Ensino Médio (OCEM) (BRASIL, 2006). Alguns trabalhos discutem a importância da literatura para o ensino de língua estrangeira (LE), além de outros fatores que contribuem para a formação crítica do indivíduo (FESTINO, 2011; LOURENÇO, 2011; WIELEVICKI, 2013; XAVIER, 2014). Porém, a escola pública brasileira apenas oferece espaço à literatura para o ensino de língua portuguesa, e a língua estrangeira se ocupa apenas do aspecto linguístico (BRASIL, 2006). Este trabalho propôs investigar o espaço que a literatura pode obter na sala de aula de língua estrangeira na escola pública, a partir de trêsatividades aplicadas a trinta alunos da rede municipal de Belo Horizonte. As atividades foram analisadas a partir das perspectivas dos alunos e da professora participante, através de observação das aulas, entrevistas, questionários e análise das respostas dos alunos nasatividades. Diante disso, foi possível observar que, além da oportunidade de trabalhar o aspecto linguístico no texto literário, também estão presentes oportunidades de promover o letramento crítico (CERVETTI; PARDALES; DAMICO, 2001; McLAUGHLIN; DeVOOGD, 2004), à medida que os textos de literatura de expressão inglesa podem funcionar como brechas (DUBOC, 2012) para o letramento crítico. |
Abstract: | English language teaching in public schools has been much discussed based on official documents which suggest the critical education approach and the formation of citizens, as discussed in the Orientações Curriculares para o Ensino Médio (OCEM) (BRASIL, 2006).Some papers discuss the importance of literature for foreign language teaching, besides other factors which contribute to the critical education of the individual (FESTINO, 2011; LOURENÇO, 2011; WIELEVICKI, 2013; XAVIER, 2014). However, the Brazilian public school only offers space for literature in the Portuguese language teaching, and the teaching of foreign languages is concerned only with the linguistic aspect of the language (BRASIL, 2006). This paper intended to investigate the space that literature can have in the foreign language classroom in public schools, from three activities applied to thirty students from a municipal school in Belo Horizonte. The activities were analyzed from the perspectives of students and participant teacher through classroom observation, interviews, questionnaires and analysis of the responses of the students in the activities. Thus, it was observed that, in addition to the opportunity to teach the linguistic aspect in the literary text, opportunities to promote critical literacy are also present (CERVETTI; PARDALES; DAMICO, 2001; McLAUGHLIN; DeVOOGD, 2004), as the English-language literature texts may function as cracks (DUBOC, 2012) which allow for the use of a critical literacy approach. |
Subject: | Língua inglesa Estudo e ensino Falantes estrangeiros Literatura Estudo e ensino Letramento Aquisição da segunda linguagem Línguas Aspectos socias |
language: | Português |
Publisher: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Publisher Initials: | UFMG |
Rights: | Acesso Aberto |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/MGSS-A8PJS7 |
Issue Date: | 23-Feb-2016 |
Appears in Collections: | Dissertações de Mestrado |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
disserta__o_caroline_santos.pdf | 3.47 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.