Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/MGSS-A95QW7
Tipo: Dissertação de Mestrado
Título: Contribuições da educação crítica pelos novos letramentos para o ensino de língua estrangeira: uma pesquisa-ação
Autor(es): Danielle Carolina da Silva Guerra
Primeiro Orientador: Andrea Machado de Almeida Mattos
Primeiro membro da banca : Helivane de Azevedo Evangelista
Segundo membro da banca: Adriane Terezinha Sartori
Resumo: Esta pesquisa investigou as práticas adotadas por uma professora de inglês do Ensino Médio de um grande Centro Federal de Educação Tecnológica, no que se refere ao uso de teorias de novos letramentos, multiletramentos e letramento crítico em sua prática pedagógica. Por meio deste estudo, buscou-se observar, analisar e implementar ações visando a incrementar a prática da professora-pesquisadora, além de identificar as possibilidades que surgiram para o ensino crítico de LE, bem como as dificuldades e desafios. Através da realização de uma pesquisa-ação, duas atividades elaboradas com base nas teorias sobre letramento crítico, gêneros textuais e o ensino de línguas estrangeiras e abordagem comunicativa foram utilizadas. A metodologia foi de cunho qualitativo, e utilizou-se o método estudo de caso, contando com diários reflexivos da docente e questionários respondidos pelos alunos como instrumentos de geração de dados. A análise mostrou que a maior dificuldade encontrada pela docente foi associar o ensino comunicativo ao letramento crítico, uma vez que as discussões geradas pela primeira atividade não aconteceram em inglês, por resistência dos alunos em utilizar a língua alvo. A análise da segunda atividade mostrou um avanço no sentido da utilização da língua alvo nas interações por parte dos alunos, mas os resultados apontam para a necessidade de se investigar outras formas de motivar os alunos a interagir em inglês.
Abstract: This research investigated the practices adopted by a High School English teacher in a large Federal Center for Technological Education, with regard to the use of theories of new literacies, multiliteracies and critical literacy in her pedagogical practice. This study aimed to observe, analyze and implement actions to improve the practice of the teacher researcher, and to identify the opportunities for critical teaching of a foreign language, as well as the difficulties and challenges. Through an action research project, two activities based on the theories of critical literacy, genres and the teaching of foreign languages, and the communicative approach were applied. The qualitative methodology used the case study method, with teacher reflective diaries and questionnaires answered by the students as tools for data generation. The analysis showed that the greatest difficulty found by the teacher was to associate communicative teaching to critical literacy, since the discussions generated by the first activity werent in English, due to students' resistance to the use of the target language. The analysis of the second activity showed a move towards the use of the target language in students interactions, but the results point to the need to investigate other ways to motivate students to interact in English.
Assunto: Língua inglesa Métodos de ensino
Língua inglesa Estudo e ensino Falantes de português Brasil
Lingüística aplicada
Professores de ensino medio
Língua inglesa Estudo e ensino Falantes estrangeiros
Letramento
Aquisição da segunda linguagem
Idioma: Português
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/MGSS-A95QW7
Data do documento: 23-Fev-2016
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