Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/MGSS-A95QW7
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Andrea Machado de Almeida Mattospt_BR
dc.contributor.referee1Helivane de Azevedo Evangelistapt_BR
dc.contributor.referee2Adriane Terezinha Sartoript_BR
dc.creatorDanielle Carolina da Silva Guerrapt_BR
dc.date.accessioned2019-08-13T13:58:42Z-
dc.date.available2019-08-13T13:58:42Z-
dc.date.issued2016-02-23pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/MGSS-A95QW7-
dc.description.abstractThis research investigated the practices adopted by a High School English teacher in a large Federal Center for Technological Education, with regard to the use of theories of new literacies, multiliteracies and critical literacy in her pedagogical practice. This study aimed to observe, analyze and implement actions to improve the practice of the teacher researcher, and to identify the opportunities for critical teaching of a foreign language, as well as the difficulties and challenges. Through an action research project, two activities based on the theories of critical literacy, genres and the teaching of foreign languages, and the communicative approach were applied. The qualitative methodology used the case study method, with teacher reflective diaries and questionnaires answered by the students as tools for data generation. The analysis showed that the greatest difficulty found by the teacher was to associate communicative teaching to critical literacy, since the discussions generated by the first activity werent in English, due to students' resistance to the use of the target language. The analysis of the second activity showed a move towards the use of the target language in students interactions, but the results point to the need to investigate other ways to motivate students to interact in English.pt_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa investigou as práticas adotadas por uma professora de inglês do Ensino Médio de um grande Centro Federal de Educação Tecnológica, no que se refere ao uso de teorias de novos letramentos, multiletramentos e letramento crítico em sua prática pedagógica. Por meio deste estudo, buscou-se observar, analisar e implementar ações visando a incrementar a prática da professora-pesquisadora, além de identificar as possibilidades que surgiram para o ensino crítico de LE, bem como as dificuldades e desafios. Através da realização de uma pesquisa-ação, duas atividades elaboradas com base nas teorias sobre letramento crítico, gêneros textuais e o ensino de línguas estrangeiras e abordagem comunicativa foram utilizadas. A metodologia foi de cunho qualitativo, e utilizou-se o método estudo de caso, contando com diários reflexivos da docente e questionários respondidos pelos alunos como instrumentos de geração de dados. A análise mostrou que a maior dificuldade encontrada pela docente foi associar o ensino comunicativo ao letramento crítico, uma vez que as discussões geradas pela primeira atividade não aconteceram em inglês, por resistência dos alunos em utilizar a língua alvo. A análise da segunda atividade mostrou um avanço no sentido da utilização da língua alvo nas interações por parte dos alunos, mas os resultados apontam para a necessidade de se investigar outras formas de motivar os alunos a interagir em inglês.pt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnsino Médiopt_BR
dc.subjectLetramento Críticopt_BR
dc.subjectLinguística Aplicadapt_BR
dc.subjectAbordagem Comunivativapt_BR
dc.subjectEnsino de Inglêspt_BR
dc.subject.otherLíngua inglesa Métodos de ensinopt_BR
dc.subject.otherLíngua inglesa Estudo e ensino Falantes de português Brasilpt_BR
dc.subject.otherLingüística aplicadapt_BR
dc.subject.otherProfessores de ensino mediopt_BR
dc.subject.otherLíngua inglesa Estudo e ensino Falantes estrangeirospt_BR
dc.subject.otherLetramentopt_BR
dc.subject.otherAquisição da segunda linguagempt_BR
dc.titleContribuições da educação crítica pelos novos letramentos para o ensino de língua estrangeira: uma pesquisa-açãopt_BR
dc.typeDissertação de Mestradopt_BR
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
disserta__o___danielle_carolina_da_silva_guerra.pdf2.56 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.