Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/MGSS-AAVNAL
Type: Dissertação de Mestrado
Title: O uso de tecnologia por alunos do ensino fundamental: um estudo de caso
Authors: Marcia Moura de Onofre
First Advisor: Andrea Machado de Almeida Mattos
First Referee: Daniel de Mello Ferraz
Second Referee: Shirlene Bemfica de Oliveira
Abstract: Este estudo investigou um grupo de alunos do ensino fundamental de uma escola pública na região metropolitana de Belo Horizonte, e buscou compreender qual é o seu acesso às novas tecnologias digitais, assim como o uso que esses alunos fazem dessas tecnologias. Objetivou-se, assim, compreender as percepções que esses alunos têm daspossibilidades de aprendizagem proporcionadas através dessas novas tecnologias. Para alcançar esse objetivo, desenvolveu-se um estudo de caso em que, primeiramente, fez-se um diagnóstico inicial do grupo no que se refere ao acesso e uso das novas tecnologias digitais. Posteriormente, os participantes produziram histórias em quadrinho no formato analógico e no formato digital. Foi feita, então, uma entrevista final em busca das percepções desses participantes acerca dessas produções. Os resultados da análise mostraram limitações no uso das novas tecnologias digitais pelos alunos, devido ao fraco sinal de internet, tanto em uso móvel em seus smartphones, quanto no uso naescola. Os resultados mostram, ainda, que, através da produção das atividades, nos dois formatos distintos, analógico e digital, os participantes perceberam os variados tipos de letramentos necessários para essas produções. Esses resultados demonstram a necessidade de investimentos na rede de internet das escolas públicas, o queproporcionaria uma ampliação do uso das novas tecnologias nas escolas, e, por conseguinte, do uso dos novos letramentos pelos alunos, possibilitando, assim, uma abertura de horizontes e a formação de alunos cidadãos mais capazes e conscientes.
Abstract: This study investigated a group of elementary education students at a public school in the metropolitan area of Belo Horizonte, and tried to understand the extent of access they have to new digital technologies, and the use they make of these technologies. The objective was, thus, to understand the perceptions that these students have of the learning opportunities offered by these new technologies. In order to accomplish this, a case study was designed, in which an initial diagnosis of the group with regard to the access and use of new digital technologies was done. Subsequently, the participants produced comic stories both in the analog and digital formats. A final interview was conducted, in search of participants perceptions on these productions. The results showed limitations in participants use of new digital technologies with regard to the internet due to the weak internet signal, both in terms of mobile use on their smart phones and in the use of digital technologies in school. Results also showed that, through the production of these activities in two different formats, the analog and the digital, participants were able to perceive various types of literacies necessary for these productions. These results demonstrate the need for investment in the Internet network of public schools, which would provide an increased use of new technologies in schools, and therefore, the use of new literacies by students, thus providing an opening of horizons and allowing for the education of more capable and conscious citizens.
Subject: Inovações tecnologicas
Línguas Ensino auxiliado por computador
Letramento
Aprendizagem
Tecnologia educacional
Ensino auxiliado por computador
Educação Efeito de inovações tecnológicas
Internet (Redes de computação) na educação
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/MGSS-AAVNAL
Issue Date: 29-Feb-2016
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
disserta__o_marcia_morais.pdf_correto.pdf3.34 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.